ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após cinco anos, 15 siglas revezam propaganda partidária em MS

Partidos políticos poderão aproveitar publicidade para apresentar ideologia e cooptar filiados

Jhefferson Gamarra | 25/03/2022 17:07
Fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Extinta em 2017, as propagandas partidárias em rádios e TVs brasileiras voltaram com tudo em 2022. Diferente da propaganda eleitoral, onde os políticos fazem mostram suas propostas e plataformas, a propaganda partidária tem como objetivo apresentar ideologia, buscar novas filiações e divulgar programas e projetos dos partidos políticos. Em Mato Grosso do Sul, 15 partidos revezarão até o dia 30 de junho as aparições nos meios tradicionais de comunicação.

As agremiações com maior tempo de exposição em Mato Grosso do Sul são: PT, PP, PSL, PSD, MDB, PL e PSDB. Cada uma com direito a 40 inserções.

O tempo que os partidos terão para divulgação da propaganda foi estabelecido de acordo com o desempenho nacional de cada sigla nas eleições de 2018. Os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de 30 segundos nas redes nacionais e de igual tempo nas estaduais.

Já aqueles que têm entre 10 e 20 deputados eleitos poderão utilizar 10 minutos por semestre para inserções de 30 segundos, tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. Bancadas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos por semestre para a exibição do conteúdo partidário.

Conforme publicação do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), as inserções partidárias para diretórios de Mato Grosso do Sul foi distribuída da seguinte maneira:

PSDB - 40 inserções sendo 23 em março e 17 em abril
Avante – 10 inserções em março
Pros – 10 inserções em março
MDB – 40 inserções sendo 20 em março e 20 em junho
Solidariedade – 20 inserções divididas em março, abril, maio e junho
PC do B – 20 inserções, sendo 5 março e 15 em julho
PV – 10 inserções, sendo 5 em abril e 5 em maio
Podemos – 20 inserções em abril
Novo – 10 inserções, sendo 6 em abril e 4 em maio
PT – 40 inserções divididas em abril, maio e junho
PSol – 20 inserções, sendo em 10 abril e 10 em maio
PSD – 40 inserções divididas entre maio e junho
PL – 40 inserções divididas entre maio e junho
PSL – 40 inserções em junho
PP – 40 inserções em junho

Conforme regulamentação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as transmissões devem ocorrer por meio de inserções de 30 segundos, no intervalo da programação normal das emissoras, tanto em rede nacional quanto estadual.

As transmissões não poderão ultrapassar cinco minutos diários em cada emissora e devem respeitar a seguinte divisão:  entre 19h30 e 20h30: no máximo três inserções; entre 20h30 e 21h30: no máximo três inserções; entre 21h30 e 22h30: no máximo quatro inserções.

Além disso, não são permitidas inserções sequenciais, sendo necessário um intervalo mínimo de 10 minutos entre cada programa exibido. As siglas devem respeitar os percentuais destinados às candidaturas femininas e de pessoas negras.

A tabela com data e horário das inserções de cada partido de MS pode ser consultada através do link: Propaganda Partidária.


Nos siga no Google Notícias