ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Política

Após feriado, Alems vota projeto com salário de até R$ 12 mil para professores

Câmara realiza sessão, recebe diretor-presidente do Hospital Nosso Lar e vota três projetos nesta terça-feira

Por Jackeline Oliveira | 10/10/2023 10:12
Deputados estaduais durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Marcos Maluf)
Deputados estaduais durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Marcos Maluf)

Na semana conhecida como do “saco cheio”, deputados da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) estão em recesso, porém, adiantaram que na próxima semana, pós-feriado prolongado, irão votar o projeto de lei referente ao reajuste salarial dos professores efetivos do Estado.

Na terça-feira (17), os deputados se reunirão com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, às 8h, para discutir o acordo salarial e detalhar o projeto que foi encaminhado para o Legislativo.

De acordo com o presidente da Alems, Gerson Claro (PP), após a reunião com a Fetems, o colégio de líderes se reunirá para finalizar o acordo e possibilitar a votação do projeto em regime de urgência. O projeto que prevê um aumento de 14,95% deve ser votado na sessão da quarta-feira (18).

"Vamos seguir os procedimentos regimentais, mas é fundamental aprovar a proposta para garantir o aumento nos salários a partir de outubro", disse Claro.

Além do reajuste dos professores efetivos, o salário dos professores contratos será aumentado em 10% por meio de decreto, sendo assim o impacto financeiro mensal será de R$ 36,1 milhões e o Governo atingirá o limite prudencial de gastos com pessoal, de 51,30% da receita líquida.

“A expectativa é que esse comprometimento seja reduzido para abaixo de 50% durante o primeiro quadrimestre, com o aumento da arrecadação", explica Gerson.

Sessão ordinária na Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (10) (Foto: Caroline Maldonado)
Sessão ordinária na Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (10) (Foto: Caroline Maldonado)

Já a Câmara Municipal de Campo Grande manteve a sessão ordinária desta terça-feira e recebeu o diretor-presidente do Hospital Nosso Lar, Enier Guerreiro da Fonseca, convidado pelo vereador Jamal Mohamed Salem, o Dr. Jamal (MDB), que na tribuna falou sobre as atividades desenvolvidas pela instituição e a necessidade de apoio dos poderes públicos para que o atendimento à população seja realizado com qualidade.

Além da visita do diretor-presidente do Hospital Nosso Lar, os vereadores devem votar três projetos: mudança de nome de uma avenida na Capital, proposta pelo vereador Otávio Trad (PSD) e pelo presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB); nome de uma escola municipal, também proposta pelo Carlão e pelo vereador Ademir Santana (PSDB); e o projeto de Loester Nunes de Oliveira, o Dr. Loester (MDB). Além da análise e votação de um veto total.

Em discussão única e votação, a Câmara analisa o veto total ao projeto de lei do vereador Juari Lopes, o professor Juari (PSDB), sobre salário dos professores municipais. Para a prefeitura, a proposta contém vício de iniciativa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias