Assembleia realiza hoje homenagens a pessoas que combatem o racismo
A Assembleia Legislativa realiza hoje (17), a partir das 19h30, solenidade de entrega do prêmio "Zumbi dos Palmares", que tem o objetivo de homenagear personalidades que combatem o racismo em Mato Grosso do Sul.
O evento faz parte das comemorações ao "Dia da Consciência Negra", sempre realizado no mês de outubro, data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão no Brasil. Proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT), o evento ocorre no plenário da Casa de Leis.
Ao todo 28 personalidades serão premiadas neste evento, que tem a intenção de valorizar e incentivar as conquistas dos povos negros no Estado. De acordo com Amarildo, esta luta pelo fim do preconceito e pela igualdade racial é diária. "Ainda há muito a conquistar".
Entre os homenageados deste ano, estão a servidora municipal, Benedita Marques Borges, da Comunidade Tia Eva, assim como o artista plástico, Olacir Galvão dos Santos, conhecido como "Galvão Pretto". O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, depois instituído como lei nacional, em 2011.