Assembleia vai promover palestra e debate sobre fake news
Discussão vai ocorrer dentro do projeto Parlamento Jovem, onde estudantes assumem funções de deputados
A Assembleia Legislativa vai promover na próxima segunda-feira (01), a partir das 14h, uma palestra sobre “fake news”, com a pedagoga Helaine Bitencourt. O evento faz parte do projeto “Parlamento Jovem”, onde estudantes participam de reuniões e sessões como parlamentares e podem até propor projetos de lei.
O evento chamado de “Comunicação Violenta e Fake News”, vai ser realizado justamente em 1° de abril, que é conhecido no mundo inteiro, como dia da mentira. A palestra que trata de notícias falsas nas redes sociais, está sendo organizada pela Escola do Legislativo da Assembleia.
Os chamados “fake news” estiveram no topo das preocupações durante a eleição do ano passado, quando denúncias de notícias falsas sobre este ou aquele candidato, eram enviadas todos os dias nas redes sociais. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chegou a montar uma força-tarefa para tentar coibir a prática. Algumas operações foram realizadas pela Polícia Federal, para desmantelar “fabricação” destas mensagens.
Com a função de despertar consciência política nos jovens estudantes, o tema é propício para ser debatido dentro do Parlamento Jovem, que tem a participação de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, e 1º e 2º do ensino médio, de escolas particulares e públicas.