ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Política

Atraídos por promessas, apoiadores saem às ruas em 1ª noite de campanha

Adriane Lopes e Beto Pereira tiveram agenda com eleitorado nesta sexta-feira (16)

Por Gustavo Bonotto e Gabriel de Matos | 16/08/2024 20:20
Adriane Lopes à esquerda, durante adesivagem eleitoral no fim da tarde; Beto Pereira à direita, antes de lançamento da campanha no início da noite. (Foto: Enryck Sena)
Adriane Lopes à esquerda, durante adesivagem eleitoral no fim da tarde; Beto Pereira à direita, antes de lançamento da campanha no início da noite. (Foto: Enryck Sena)

Apoiadores se reuniram com dois candidatos a prefeitura em sentidos opostos da Capital no fim deste primeiro dia de campanha eleitoral. Dois adversários nas urnas tiveram encontros com o eleitorado para angariar o apreciado apoio, rumo às eleições municipais marcadas para o dia 5 de outubro.

O que mais atrai o apoio, conforme os relatos, são as promessas dos candidatos, em especial aquelas voltadas para a juventude, a segurança pública e novas obras, como escolas e asfalto em bairros. No fim da tarde desta sexta-feira (16), a prefeita e candidata à reeleição Adriane Lopes (PP) foi até o Parque dos Poderes para adesivar carros, tirar fotos e cumprimentar quem passava pela Avenida Fadel Tajher Iunes.

Ao lado dela, estavam a candidata a vice-prefeita Camilla Nascimento (Avante) e a senadora Tereza Cristina (PP). Adriane concorre pela coligação "Sem Medo de Fazer o Certo", que tem ainda o apoio do PRD. O lançamento oficial da campanha será na manhã de sábado (17), mas a prefeita disse que queria aproveitar o fim do expediente para se aproximar do eleitorado. "É o pique total para receber o apoio das pessoas, o carinho delas. Uma forma de se conectar, mesmo que seja em um minutinho, só pra adesivar um automóvel", comentou Adriane.

Adriane foi candidata a vice-prefeita nas eleições de 2020 e assumiu a administração municipal em 2022, quando Marquinhos Trad (PSD) deixou a prefeitura para concorrer ao cargo de governador. "Tivemos dois anos de prefeitura, é um período curto, mas fizemos muito e as pessoas entendem o que a gente fez desde que assumi o cargo. Eliminamos o deficit financeiro, o nome sujo, e agora avançamos de olho na educação, obras e infraestrutura. O plano é continuar trabalhando no presente, pensando no futuro da cidade", disse a prefeita.

A senadora Tereza Cristina acompanhou adesivagem ao lado de Adriane Lopes e Camilla Nascimento. (Foto: Enryck Sena)
A senadora Tereza Cristina acompanhou adesivagem ao lado de Adriane Lopes e Camilla Nascimento. (Foto: Enryck Sena)

Principal aliada de Adriane, a senadora disse ao Campo Grande News que a população está aderindo à reeleição da atual gestora, que completou 48 anos de idade no mês das convenções partidárias. "Cheguei a me emocionar com esse público. Estou vendo uma explosão de apoio, abraços. As pessoas acreditam na nossa gestão, acreditam no nosso trabalho e também na parceria que temos", disse Tereza.

Um dos apoiadores, o professor Vinícius Xavier, de 32 anos, disse que Adriane é a "mulher certa" para Campo Grande. "Foi um trabalho de pouco mais de dois anos, mas que ela está conseguindo conduzir. Estou vendo as obras nas escolas e quero que ela faça mais pela educação. Estou aqui para apoiar".

Para o auxiliar administrativo, Jeremias Roberto, de 42 anos, a promessa de levar o asfalto ao Bairro Nova Campo Grande deu a segurança para definir o apoio à chapa progressista. "A prefeita conseguiu fazer muito em dois anos. Agora é a hora de deixar a cidade nas mãos dela por mais quatro anos", disse.

Movimentação de apoiadores da chapa da progressista Adriane Lopes, na Avenida Fadel Tajher Iunes. (Foto: Enryck Sena)
Movimentação de apoiadores da chapa da progressista Adriane Lopes, na Avenida Fadel Tajher Iunes. (Foto: Enryck Sena)

Já na Avenida Calógeras, a federação PSDB/Cidadania, que tem apoio do PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL, apresentou seus candidatos à Câmara Municipal. Vale lembrar que o candidato tucano à prefeitura, deputado federal Humberto Pereira, o "Beto Pereira" foi aos altos da Avenida Afonso Pena na madrugada desta sexta-feira (16) com objetivo de "dar a largada" na campanha.

"Começamos com um 'adesivaço' às 00h01 e agora caminhamos aqui, para primeiramente conversar com os candidatos e os nossos apoiadores", explicou Beto ao lado dos deputados estaduais Pedro Pedrossian Neto (PSD) e Mara Caseiro (PSDB); do parlamentar federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e do ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Entre os apoiadores, esteve o estudante Carlos Silva, de 22 anos, que espera por propostas estudantis na administração municipal. "O jovem é o futuro e eu quero uma prioridade para a juventude, seja na educação, no esporte, no mercado [de trabalho]. É preciso pensar no desenvolvimento".

O presidente estadual do PSDB e ex-governador, Reinaldo Azambuja, durante lançamento de campanha na Avenida Calógeras. (Foto: Enryck Sena)
O presidente estadual do PSDB e ex-governador, Reinaldo Azambuja, durante lançamento de campanha na Avenida Calógeras. (Foto: Enryck Sena)

Para o presidente do sindicato dos policiais penais, André Santiago, a segurança pública deve ser levada em consideração na campanha. "O Beto tem um histórico desde quando deputado estadual e também como deputado federal em apoio às causas dos policiais. Esperamos que ele siga com uma visão aprofundada da Capital. Segurança pública não é só responsabilidade do Estado, é do município também", disse o sindicalista.

Candidata a vice da chapa de Beto, Neidy Centurião, a “Coronel Neidy” (PL), não compareceu ao evento. Beto justificou que a coronel da Polícia Militar cumpria agenda em outro ponto da Capital, sem citar detalhes. Entretanto, o Campo Grande News apurou que a candidata estava ao lado do policial federal e ex-vereador André Salineiro (PL), que busca retornar à Casa de Leis.

Os companheiros de chapa devem se encontrar somente na manhã de sábado, em uma das cinco paradas para adesivagem. A agenda do dia também trerá lançamento das candidaturas ao cargo de vereador de colegas do partido, como Silvio Eduardo Alves Pena, o "Silvio Pitu" (PSDB), Herculano Borges (Republicanos) e Youssif Domingos (MDB).

O candidato tucano Beto Pereira discursou para apoiadores na noite desta sexta-feira (16). (Foto: Enryck Sena)
O candidato tucano Beto Pereira discursou para apoiadores na noite desta sexta-feira (16). (Foto: Enryck Sena)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias