ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 26º

Política

Atraídos por promessas, apoiadores saem às ruas em 1ª noite de campanha

Adriane Lopes e Beto Pereira tiveram agenda com eleitorado nesta sexta-feira (16)

Por Gustavo Bonotto e Gabriel de Matos | 16/08/2024 20:20
Adriane Lopes à esquerda, durante adesivagem eleitoral no fim da tarde; Beto Pereira à direita, antes de lançamento da campanha no início da noite. (Foto: Enryck Sena)
Adriane Lopes à esquerda, durante adesivagem eleitoral no fim da tarde; Beto Pereira à direita, antes de lançamento da campanha no início da noite. (Foto: Enryck Sena)

Apoiadores se reuniram com dois candidatos a prefeitura em sentidos opostos da Capital no fim deste primeiro dia de campanha eleitoral. Dois adversários nas urnas tiveram encontros com o eleitorado para angariar o apreciado apoio, rumo às eleições municipais marcadas para o dia 5 de outubro.

O que mais atrai o apoio, conforme os relatos, são as promessas dos candidatos, em especial aquelas voltadas para a juventude, a segurança pública e novas obras, como escolas e asfalto em bairros. No fim da tarde desta sexta-feira (16), a prefeita e candidata à reeleição Adriane Lopes (PP) foi até o Parque dos Poderes para adesivar carros, tirar fotos e cumprimentar quem passava pela Avenida Fadel Tajher Iunes.

Ao lado dela, estavam a candidata a vice-prefeita Camilla Nascimento (Avante) e a senadora Tereza Cristina (PP). Adriane concorre pela coligação "Sem Medo de Fazer o Certo", que tem ainda o apoio do PRD. O lançamento oficial da campanha será na manhã de sábado (17), mas a prefeita disse que queria aproveitar o fim do expediente para se aproximar do eleitorado. "É o pique total para receber o apoio das pessoas, o carinho delas. Uma forma de se conectar, mesmo que seja em um minutinho, só pra adesivar um automóvel", comentou Adriane.

Adriane foi candidata a vice-prefeita nas eleições de 2020 e assumiu a administração municipal em 2022, quando Marquinhos Trad (PSD) deixou a prefeitura para concorrer ao cargo de governador. "Tivemos dois anos de prefeitura, é um período curto, mas fizemos muito e as pessoas entendem o que a gente fez desde que assumi o cargo. Eliminamos o deficit financeiro, o nome sujo, e agora avançamos de olho na educação, obras e infraestrutura. O plano é continuar trabalhando no presente, pensando no futuro da cidade", disse a prefeita.

A senadora Tereza Cristina acompanhou adesivagem ao lado de Adriane Lopes e Camilla Nascimento. (Foto: Enryck Sena)
A senadora Tereza Cristina acompanhou adesivagem ao lado de Adriane Lopes e Camilla Nascimento. (Foto: Enryck Sena)

Principal aliada de Adriane, a senadora disse ao Campo Grande News que a população está aderindo à reeleição da atual gestora, que completou 48 anos de idade no mês das convenções partidárias. "Cheguei a me emocionar com esse público. Estou vendo uma explosão de apoio, abraços. As pessoas acreditam na nossa gestão, acreditam no nosso trabalho e também na parceria que temos", disse Tereza.

Um dos apoiadores, o professor Vinícius Xavier, de 32 anos, disse que Adriane é a "mulher certa" para Campo Grande. "Foi um trabalho de pouco mais de dois anos, mas que ela está conseguindo conduzir. Estou vendo as obras nas escolas e quero que ela faça mais pela educação. Estou aqui para apoiar".

Para o auxiliar administrativo, Jeremias Roberto, de 42 anos, a promessa de levar o asfalto ao Bairro Nova Campo Grande deu a segurança para definir o apoio à chapa progressista. "A prefeita conseguiu fazer muito em dois anos. Agora é a hora de deixar a cidade nas mãos dela por mais quatro anos", disse.

Movimentação de apoiadores da chapa da progressista Adriane Lopes, na Avenida Fadel Tajher Iunes. (Foto: Enryck Sena)
Movimentação de apoiadores da chapa da progressista Adriane Lopes, na Avenida Fadel Tajher Iunes. (Foto: Enryck Sena)

Já na Avenida Calógeras, a federação PSDB/Cidadania, que tem apoio do PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL, apresentou seus candidatos à Câmara Municipal. Vale lembrar que o candidato tucano à prefeitura, deputado federal Humberto Pereira, o "Beto Pereira" foi aos altos da Avenida Afonso Pena na madrugada desta sexta-feira (16) com objetivo de "dar a largada" na campanha.

"Começamos com um 'adesivaço' às 00h01 e agora caminhamos aqui, para primeiramente conversar com os candidatos e os nossos apoiadores", explicou Beto ao lado dos deputados estaduais Pedro Pedrossian Neto (PSD) e Mara Caseiro (PSDB); do parlamentar federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e do ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Entre os apoiadores, esteve o estudante Carlos Silva, de 22 anos, que espera por propostas estudantis na administração municipal. "O jovem é o futuro e eu quero uma prioridade para a juventude, seja na educação, no esporte, no mercado [de trabalho]. É preciso pensar no desenvolvimento".

O presidente estadual do PSDB e ex-governador, Reinaldo Azambuja, durante lançamento de campanha na Avenida Calógeras. (Foto: Enryck Sena)
O presidente estadual do PSDB e ex-governador, Reinaldo Azambuja, durante lançamento de campanha na Avenida Calógeras. (Foto: Enryck Sena)

Para o presidente do sindicato dos policiais penais, André Santiago, a segurança pública deve ser levada em consideração na campanha. "O Beto tem um histórico desde quando deputado estadual e também como deputado federal em apoio às causas dos policiais. Esperamos que ele siga com uma visão aprofundada da Capital. Segurança pública não é só responsabilidade do Estado, é do município também", disse o sindicalista.

Candidata a vice da chapa de Beto, Neidy Centurião, a “Coronel Neidy” (PL), não compareceu ao evento. Beto justificou que a coronel da Polícia Militar cumpria agenda em outro ponto da Capital, sem citar detalhes. Entretanto, o Campo Grande News apurou que a candidata estava ao lado do policial federal e ex-vereador André Salineiro (PL), que busca retornar à Casa de Leis.

Os companheiros de chapa devem se encontrar somente na manhã de sábado, em uma das cinco paradas para adesivagem. A agenda do dia também trerá lançamento das candidaturas ao cargo de vereador de colegas do partido, como Silvio Eduardo Alves Pena, o "Silvio Pitu" (PSDB), Herculano Borges (Republicanos) e Youssif Domingos (MDB).

O candidato tucano Beto Pereira discursou para apoiadores na noite desta sexta-feira (16). (Foto: Enryck Sena)
O candidato tucano Beto Pereira discursou para apoiadores na noite desta sexta-feira (16). (Foto: Enryck Sena)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias