Câmara de Coxim discute instalação de usinas no Taquari
A Câmara Municipal de Coxim aprovou um requerimento para realização de audiência pública que discutirá a instalação de usinas de etanol e açúcar na região Norte do Estado.
De acordo com os vereadores Miron Coelho Vilela (PSDB) e Aluízio de São José (PSB), que solicitaram a audiência, duas leis entram em contradição quando o assunto são usinas de etanol na Região Norte.
O governo do Estado conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa ano passado a alteração do artigo 1º da lei 328/1982, liberando usinas na zona do Alto Taquari. Na época, o governo do Estado utilizou dados do Mapeamento Econômico e Ecológico para ampliar a zona de plantio de cana e conseguir a instalação dos empreendimentos.
Porém, um decreto federal veta a instalação de usinas de etanol em todo o Pantanal, incluindo a bacia do Alto Paraguai, onde se encontra a maioria dos municípios da Região Norte.
Segundo os vereadores, a audiência servirá para que o assunto seja examinado por autoridades competentes, ambientalistas e profissionais da área, para saber se realmente o Norte do Estado pode receber usinas.
Estagnação -A discussão sobre a instalação de usinas de etanol na região Norte do Estado é motivada pela estagnação econômica dos municípios. Segundo o vereador Aluizio de São José, a solução para o "subdesenvolvimento" de Coxim passa pela necessidade de uma discussão regional que encontre vocações econômicas além da agropecuária.