Candidato tem entrada barrada em debate promovido por educadores
Ubirajara Martins citou falta de convite por parte da ACP; entidade alega cláusula de barreira
O primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Campo Grande, promovido pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), teve o início marcado por polêmica durante a noite desta segunda-feira (19). Ubirajara Martins, que lidera a chapa do partido Democracia Cristã, foi barrado na entrada da entidade, instalada no Bairro Jardim Santa Emília, sob a alegação de não ter sido convidado.
Conforme o candidato, ele e sua equipe chegaram ao local por volta das 19h, mas não tiveram acesso ao local do confronto de ideias. A reportagem apurou que houve o pedido para participação por parte do concorrente, no entanto, a solicitação havia sido registrada na manhã de hoje. Apesar de receber até crachá, o candidato foi impedido de entrar, gerando indignação junto ao vice, o empresário João Faria.
A ACP, organizadora do debate, explicou que o evento foi formalizado há cerca de dois meses e que os pré-candidatos foram contatados na época de pré-campanha. A entidade pontuou que o debate prioriza questões educacionais.
Gilvano Kunzler Bronzoni, presidente da ACP, afirmou que a organização tomou suas decisões com base nos critérios estabelecidos, que incluíam a participação de candidatos que representam partidos com uma bancada mínima de cinco deputados eleitos - a chamada de cláusula de barreira.
"A decisão de não permitir a entrada de Martins foi fundamentada no fato de que o pedido para participação foi feito em cima da hora e não cumprimento dos critérios definidos pela Justiça Eleitoral", disse. Todavia, Bronzoni destacou que o sindicato possui um podcast de entrevistas com os candidatos, e que Martins está na lista de convidados.
O evento que marca o início da campanha eleitoral em Campo Grande conta com a participação de seis dos oito candidatos registrados. São eles: Adriane Lopes (PP), Beto Pereira (PSDB), Beto Figueiró (Novo), Camila Jara (PT), Rose Modesto (União Brasil) e Luso Queiroz (PSOL/PV).
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.