ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Candidatos se apresentam e evitam confrontos na maior parte do 1º bloco

André Puccinelli (MDB) fez pergunta provocativa a Marquinhos Trad (PSD), que devolveu com ironia

Lucia Morel | 06/09/2022 19:50
Candidatos se apresentam e evitam confrontos na maior parte do 1º bloco
Candidatos se apresentam e evitam confrontos na maior parte do 1º bloco
Primeiro debate entre candidatos ao governo de MS ocorre esta noite. (Foto: Alex Machado)

O primeiro bloco do debate entre os candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul foi de poucas farpas, o que ocorreu especialmente entre os três primeiros colocados nas pesquisas. Por ser feito com perguntas de internautas, houve pouca possibilidade de interação entre os concorrentes, que mantiveram a polidez.

O questionamento mais incisivo partiu do ex-governador André Puccinelli (MDB), que replicou a Marcos Trad (PSD) sobre o contrato prorrogado com a concessionária de água de Campo Grande pelo seu irmão e ex-prefeito da Capital, Nelson Trad. Marquinhos respondia a telespectador que queria saber sobre o futuro investimento no setor de recursos hídricos.

Depois de afirmar que o atual governo não cumpre o marco legal do saneamento, Puccinelli foi sorteado para comentar a resposta de Trad, e perguntou sobre a razão do senador Nelsinho, enquanto prefeito, ter prorrogado a concessão com a Águas Guariroba sem motivo aparente. “Quem o lançou como prefeito, à época, foi o senhor, então pergunte a ele, porque eu não sou o Nelsinho Trad”, retrucou Marquinhos.

No momento em que respostas e comentários ocorreu entre Trad e o candidato Eduardo Riedel (PSDB), outro pequeno embate se deu. Riedel, que é apoiado pelo atual governador, o também tucano Reinaldo Azambuja, respondeu internauta sobre o assoreamento do Rio Taquari, em Coxim, e afirmou que, se eleito, buscará parceria e recursos do governo federal para socorrer o leito d'água.

“É um desastre ambiental mesmo”, disse ao cidadão que fez a pergunta, e continuou falando que “tem que ter intervenção do governo federal para alocar recursos expressivos”. Tendo a oportunidade, via sorteio, de cometar a resposta, Marquinhos afirmou que o atual governo, que Riedel representa, teve “oito anos para buscar essa parceria, e não o fez”.

O candidato tucano, por sua vez, declarou que Trad fugiu do tema, reforçou que a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) sofreu uma concessão e não uma privatização e ainda que “é preciso buscar parceria federal sim para resolver a questão do Taquari”.

Houve ainda perguntas sobre o piso do magistério, segurança pública (em relação ao uso de câmeras por policiais) e sobre manutenção de isenções no valor da conta de energia elétrica para quem recebe benefícios sociais.

Os demais candidatos que participam do debate, promovido pela Morena FM e portal Primeira Página, são Rose Modesto (União Brasil), Adonis Marcos (PSOL), Renan Contar (PRTB), Giselle Marques (PT) e Magno de Souza (PCO).

No início do debate, internautas reclamaram da dificuldade de acesso ao site, mas a situação se normalizou depois.

Candidatos se apresentam e evitam confrontos na maior parte do 1º bloco
Site ficou por algum tempo fora do ar. (Foto: Reprodução)


Nos siga no Google Notícias