ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Política

Com 80 e 18 anos, Ali e Mariana falam sobre a experiência e a novidade do voto

Num encontro de gerações, eleitores jovens e idosos destacam ato de democracia

Por Aline dos Santos e Fernanda Palheta | 06/10/2024 11:47
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Ali Omaz e Mariana Novaga votaram na manhã deste domingo. (Foto: Henrique Kawaminami)
Ali Omaz e Mariana Novaga votaram na manhã deste domingo. (Foto: Henrique Kawaminami)

Num encontro de gerações, Ali Omaz e Mariana Novaga fizeram questão de votar nesta eleição, cumprindo ato que envolve democracia, emoção e esperança. Os dois estavam na Unigran neste domingo (6),  em seções próximas. Eles não se conheciam, mas trocaram mensagens a pedido da reportagem.

O aposentado Ali Omaz tem 80 anos e destaca a importância do voto. “Todo cidadão que gosta do seu País e da sua cidade tem que votar. Se não votar, você deixa que as outras pessoas escolham por você”, enfatiza o aposentado.

O voto é obrigatório até os 70 anos, mas Ali é um entusiasta das urnas e, ao lado de Mariana Novaga, 18 anos, manda o recado: “O ideal é que nunca deixem de votar”.

Mariana admite que estava mais empolgada em 2022, quando, aos 16 anos, votou pela primeira vez. “Senti que era um ano de grande mudança e cada voto importava”.

Questionada qual mensagem enviaria aos mais velhos, ela pede que as pessoas ouçam os mais jovens. “Os mais velhos são teimosos e não escutam os mais novos”, afirma Mariana.

“Estava ansiosa e foi bem interessante", diz Maria Fernanda, que votou pela 1ª vez. (Foto: Henrique Kawaminami)
“Estava ansiosa e foi bem interessante", diz Maria Fernanda, que votou pela 1ª vez. (Foto: Henrique Kawaminami)

Já Maria Fernanda Carvalho Pires, 18 anos, participou neste domingo da primeira votação. “Estava ansiosa e foi bem interessante, sempre acompanhei meus pais, mas ficava vendo do lado de fora”.

Antes de encarar a urna, pesquisou sobre os candidatos que se alinhassem aos seus princípios como, por exemplo, as propostas para saneamento básico, essencial para saúde e meio ambiente. “Acho importante os jovens votarem para que a nova geração mostre no que acredita”, diz Maria Fernanda.

"Enquanto estiver andando, vou votar”, diz Ana Oshiro Higa, de 77 anos. (Foto: Henrique Kawaminami)
"Enquanto estiver andando, vou votar”, diz Ana Oshiro Higa, de 77 anos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Na Uniderp, Ana Oshiro Higa, 77 anos, era toda animação com o voto. Ela mora na região da Rua Joaquim Murtinho e caminhou dois quilômetros até à universidade, na Rua Ceará. “Faço questão de cumprir o meu dever. Enquanto estiver andando, vou votar”.

Ao todo, 2.032.593 eleitores vão as urnas neste domingo. Do total, são 52,42% mulheres e 47,57% homens. Em Mato Grosso do Sul, a votação começou às 7h e termina às 16h. Os eleitores elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

E a partir das 16 horas você acompanha em tempo real a apuração das eleições 2024 neste link no Campo Grande News. Os números direto do TRE serão disponibilizados assim que as urnas forem abertas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias