Com apoio de MS, Câmara aprova MP que facilita reajuste de fretes
A proposta segue para análise do Senado
Com o apoio de quase todos os parlamentares de Mato Grosso do Sul, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30), por 310 votos contra 3, medida provisória que altera as regras para atualização da tabela dos valores do preço do frete rodoviário de cargas. A proposta segue para análise do Senado.
Os deputados Luiz Ovando (PP-MS), Fábio Trad (PSD-MS) e Rose Modesto (União-MS) não participaram da votação, mas os deputados Tereza Cristina (PP-MS), Vander Loubet (PT-MS), Beto Pereira (PSDB-MS), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Loester Trutis (PL-MS) estão entre os deputados que aprovaram a proposta.
Com a MP, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pode atualizar os valores mínimos do frete rodoviário de cargas sempre que houver oscilação superior a 5% no preço do óleo diesel no mercado nacional, para mais ou para menos. Antes da medida, o reajuste da tabela do frete ocorria apenas quando houvesse elevação de 10%, ou a cada seis meses. O último reajuste da tabela dos pisos mínimos de frete ocorreu em julho, com um aumento médio de 0,87% a 1,96%, de acordo com o tipo de operação.
Com informações da Agência Câmara de Notícias***