ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Política

Por transparência e com aval de Riedel, David diz ter maioria pela 1ª secretaria

Deputado entra na briga pela segunda cadeira mais importante da Casa de Leis, em nome de "insatisfeitos"

Por Gabriela Couto | 06/11/2024 10:45
Deputado estadual, Carlos Alberto David, o Coronel David (PL), gesticulando durante entrevista (Foto: Paulo Francis)
Deputado estadual, Carlos Alberto David, o Coronel David (PL), gesticulando durante entrevista (Foto: Paulo Francis)

Deputados insatisfeitos com a gestão do primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), estão defendendo a candidatura de Carlos Alberto David, o Coronel David (PL) para a segunda cadeira mais importante da Casa de Leis.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O deputado estadual Carlos Alberto David, conhecido como Coronel David, está se posicionando como candidato à Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa, em meio a insatisfações com a gestão do atual secretário, Paulo Corrêa. A eleição, marcada para o dia 13, é crucial, pois o vencedor terá acesso a um orçamento de R$ 520 milhões para o Legislativo. David, que já está em seu terceiro mandato, expressou otimismo em representar os colegas insatisfeitos e destacou a importância de promover mais transparência nas ações da Assembleia. Ele também mencionou que o governador Eduardo Riedel não pretende interferir na eleição, reafirmando a independência dos poderes.

A eleição marcada para a próxima quarta-feira (13) deverá ter a disputa entre Corrêa e David para definir quem irá ter a chave do cofre do orçamento do Legislativo para o próximo biênio. Só para 2025 são R$ 520 milhões de repasse para o Legislativo. Para se eleger, são necessários 13 votos, ou seja, a maioria.

Em entrevista na sede do Campo Grande News, David explicou que o nome dele surgiu após o afogadilho da atual Mesa Diretora em marcar uma eleição, contando com assinaturas para reeleição de todos os integrantes.

Coronel David sorri em conversa na sede do Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)
Coronel David sorri em conversa na sede do Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)

 “Houve uma movimentação por parte da Mesa Diretora atuante, buscando o apoio dos deputados para manutenção deles. Entendo que o presidente Gerson Claro (PP) é unanimidade hoje entre os deputados, para renovar o seu mandato. Até porque ele mudou a forma de tratamento não só com os deputados, mas também com público externo e isso ficou muito notório. Havendo, então, essa concordância em relação à continuidade dele, não há o que se falar em apresentar qualquer nome para disputar a presidência com ele. Agora em relação à Primeira Secretaria, houve e há uma divergência na continuidade do atual ocupante, por parte da maioria”, revelou.

Na última sexta-feira (1º), durante solenidade de entrega do título de cidadão sul-mato-grossense, os parlamentares iniciaram a articulação que chegou ao nome de David para representar os insatisfeitos. “Eu disse a eles: ‘se vocês me apoiarem, eu vou até o fim’. E isso ainda vem acontecendo, logicamente tem pressões de todos os lados para que a Mesa Diretora não mude”, acrescentou.

Coronel David esteve, na manhã de hoje (6), conversando com o governador Eduardo Riedel (PSDB). O encontro seria para tratar de outro assunto, mas a eleição da Mesa Diretora do Legislativo acabou surgindo na conversa.

David está otimista com a possibilidade de representar colegas que não querem Paulo Corrêa (PSDB) (Foto: Paulo Francis)
David está otimista com a possibilidade de representar colegas que não querem Paulo Corrêa (PSDB) (Foto: Paulo Francis)

“Eu disse a ele [Riedel] que não tenho a intenção de criar qualquer tipo de disputa dentro da Assembleia. Até porque não é essa intenção. Eu me sinto legitimado a buscar o cargo. Sou deputado, estou no terceiro mandato, tenho uma boa relação com os deputados que lá estão. E o governador entendeu isso também. E disse que não pretende interferir, apesar de ter sido procurado. E eu pedi a ele que me desse a oportunidade, então, de até no dia da disputa eu buscar os votos necessários para poder ganhar essa disputa. Isso não é uma guerra de vida ou de morte, nem de partilha. Na verdade, eu tenho uma intenção que é a intenção também dos deputados que me escolheram de que a gente mude a forma de tratamento", explicou.

Dentre as mudanças que pretende fazer, é dar mais transparência ao Legislativo. "Queremos deixa a Assembleia bem mais aberta, receptiva a algumas questões que hoje a gente entende que ela não acontece. Tornar a Assembleia transparente nas ações, porque hoje há uma interrogação muito grande por parte da sociedade de entender o real papel da Assembleia e eu acho que isso a gente tem que massificar no meio da sociedade. Dar o entendimento exato do que é a Assembleia, qual o motivo de ela existir e os benefícios que isso acaba repercutindo no meio da sociedade”, concluiu.

Sem revelar os nomes dos colegas que o apoiam na disputa, David assegurou que tem a maioria dos colegas ao seu lado. A conversa com Riedel reafirma o compromisso do governador de não interferir na eleição das mesas dos legislativos do Estado e da Capital. Apesar dos poderes serem independentes, a articulação dos nomes sempre é debatida com o Executivo, como uma forma de assegurar a harmonia entre as partes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias