Decisão do TRE barra candidatura do PSD em São Gabriel do Oeste
Partido contestou convenção de agosto, feita à revelia da executiva estadual, que havia definido apoio ao PSDB
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral/MS) decidiu acolher, por unanimidade, recurso da executiva estadual do PSD e cancelou o registro de candidatura de Leocir Montagna e de Rogério Rohr, chapa em disputa pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste, a 137 quilômetros de Campo Grande.
O partido havia indicado que a legenda não deveria lançar candidatura própria à prefeitura, seguindo o apoio ao PSDB. No município, os tucanos lançaram Sérgio Marcon para disputa. Em nota divulgada em agosto, o presidente do Diretório Estadual, senador Nelsinho Trad, havia explicado que o estatuto da sigla permite a suspensão e cancelamento das convenções municipais a fim de proteger os interesses partidários.
Porém, no dia 3 de agosto, a convenção do PSD, realizada pela comissão provisória de São Gabriel do Oeste, lançou Montagna como candidato à prefeitura e Rohr como vice.
O recurso eleitoral havia sido protocolado no dia 1º de setembro pela executiva estadual no TRE e foi julgado em sessão do pleno, ontem.
Os desembargadores votaram pela anulação da convenção e, em consequência, das candidaturas majoritárias.
Com essa configuração, caso seja mantida, Sérgio Marcon e Dr. Clodoaldo (Republicanos) são os candidatos que disputam a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, cidade com 29,5 mil habitantes.
Em contato com o Campo Grande News, Montagna disse que o jurídico já está em análise para recorrer da decisão. Disse que a convenção foi legal, registrada em tempo hábil e homologada pelo próprio TRE, demonstrando legalidade da candidatura. "Quem tem que escolher é o povo, dessa forma, estão equivocados, querem derrubar a gente", avaliou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.