“Passaram a maior vergonha”, diz vereador que conseguiu anular cassação
Ele foi punido por quebrar um muro construído com verba pública, mas conseguiu decisão positiva da Justiça
Quase três anos depois de iniciada disputa judicial, o vereador de São Gabriel do Oeste, Rogério Rohr (PSD), agora, tem, de novo, mandato para chamar oficialmente de seu.
Em 2020, a Câmara Municipal havia cassado Rohr por quebra de decoro parlamentar. Naquele ano, o vereador gravou vídeo derrubando muro, obra da prefeitura, orçada em R$ 410 mil.
Rohr questionava a qualidade da construção no entorno do lixão de São Gabriel. Na noite de 13 de outubro de 2020, diz que “só chacoalhou” o muro, próximo de outra parte já desmoronada, e o resto da obra veio abaixo.
Na época, o prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB) enviou as imagens à Câmara, pedindo a cassação, o que aconteceu em dezembro do mesmo ano. Depois de cassado, o vereador foi à Justiça e conseguiu derrubar decisão da Câmara, mas só em caráter liminar em dezembro de 2020 e, no mérito, em janeiro deste ano.
Agora, em maio, o processo transitou em julgado sem que a assessoria jurídica do Legislativo recorresse. Ficou tudo como estava antes de o muro cair e o vereador pode continuar com o mandato. “Passaram a maior vergonha”, disse Rohr.