ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Política

Deputado pede vacinas para garantir segurança entre Brasil e Bolívia

Indicação será feita na sessão desta quinta-feira com pedido ao governo do Estado

Gabriela Couto | 09/12/2021 07:58
Deputado estadual Paulo Duarte (MDB). (Foto: Luciana Nassar)
Deputado estadual Paulo Duarte (MDB). (Foto: Luciana Nassar)

Em seu primeiro pedido como deputado estadual, Paulo Duarte (MDB) irá indicar ao governo do Estado a vacinação dos bolivianos que moram na fronteira com o Brasil, em Corumbá e Ladário. O parlamentar quer garantir a segurança sanitária da população na região.

"Já conversei com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, e perguntei para ele antes. Já que Corumbá e Ladário são fronteira com o Bolívia, com esses moradores circulando livremente entre os dois países, e temos vacinas excedente no Brasil, que possamos fazer essa disponibilidade", explicou.

De acordo com o deputado, o documento irá apresentar os números que são muito significativos para conseguir os imunizantes. "A Bolívia tem apenas 34% da população vacinada, ou seja, 2/3 não tomaram a vacina. Aqui, somos o segundo Estado que mais vacina e temos doses no estoque. Então, que façam gestão junto com governo federal para resolver essa questão humanitária e, ao mesmo tempo, pensar na saúde dos brasileiros", ponderou.

Ele destacou ainda que a situação da pandemia não está superada e que no Estado, os dados comprovam a eficácia da vacina no combate à doença. "Quem está morrendo é quem não tomou a vacina. Isso mostra a importância dos imunizantes."

Vale destacar que Mato Grosso do Sul fez parte de um estudo justamente por ser região de fronteira. O governo federal enviou doses da Janssen para as cidades que fazem divisa com a Bolívia e o Paraguai para garantir um cinturão de proteção contra possíveis variantes que surjam nos países vizinhos.

Nos siga no Google Notícias