Deputados aprovam incentivo para policiais da reserva voltarem à ativa
Governador quer aumentar o efetivo nas maiores cidades
Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que aumenta de 20% para 30% a remuneração dos policiais da reserva, que desejam retornar a ativa no Estado. A intenção do governo estadual é aumentar o efetivo, sem precisar recorrer a concursos públicos, que teriam um tempo maior para contar com os novos integrantes.
Os policiais da reserva que retornarem serão encaminhados para trabalhar na guarda e escolta, assim como no atendimento do 190 e no expediente administrativo. No projeto se explica que esta ação é considerada paliativa e temporária, mas ajuda a diminuir o déficit do efetivo, sendo mais rápido do que tendo a morosidade de uma abertura de concurso.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou que espera contar com mais 500 policiais militares, com este aumento no incentivo, para reforçar a segurança pública em cidades como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Ele ainda lembrou que nestes municípios o fo principal será reduzir o número de roubos e furtos.
Reinaldo também revelou que o setor da segurança terá investimento de R$ 30 milhões em compras de equipamentos, armamentos, coletes e viaturas. O projeto que vai aumentar o número de policiais segue para as comissões de mérito, para depois retornar ao plenário, para segunda votação.