ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados do PL formam bancada própria para ter mais espaço no Legislativo

O grupo segue a fórmula utilizada pelo PT, que permite maior visibilidade e participação na Casa

Por Maristela Brunetto e Fernanda Palheta | 05/02/2025 11:49
Deputados do PL formam bancada própria para ter mais espaço no Legislativo
David e Catan, ladeando Mara Caseiro, se unem com Razuk e formam bancada do PL (Foto: Arquivo AL/ Wagner Guimarães)

 Os deputados estaduais Carlos Alberto Davi (PL) e Neno Razuk (PL) deixaram o bloco que integravam, o chamado G10, e, junto com João Henrique Catan (PL), que seguia independente de grupos, criaram a bancada do PL. Com isso, o trio fica na mesma condição do PT, passando a ter maior representatividade e condições de negociar espaços na Assembleia Legislativa. Ontem (4), por exemplo, na abertura do ano legislativo, os representantes de grupo discursaram na abertura, e o PL não teve oportunidade de usar a tribuna.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os deputados estaduais Carlos Alberto Davi, Neno Razuk e João Henrique Catan formaram a bancada do PL na Assembleia Legislativa, saindo do bloco G10. Com isso, o PL ganha mais representatividade, igualando-se ao PT, e pode negociar espaços na Casa. A mudança impacta na definição das 17 comissões permanentes, especialmente a CCJR, presidida pelo PSDB. A nova composição das comissões será discutida em reuniões dos blocos. O governo estadual mantém Londres Machado e Pedrossian Neto como líderes.

A Casa passa a contar com dois grupos de oito parlamentares, um liderado por Márcio Fernandes (MDB) e outro por Jamilson Name (PSDB), as duas bancadas do PL e PT e resta o deputado Lídio Lopes, sem partido, que foi assediado esta manhã pelos colegas para ingressar em um dos blocos.

Essa representatividade impacta na definição das comissões da Casa, são 17 permanentes. A saída de David gera dúvida se ele irá reivindicar por meio da bancada a permanência na presidência de comissões ou se elas passarão a ser presididas por nomes do grupo que participava, o liderado pelo MDB.

O PSDB é do bloco que preside a principal comissão da Casa, a CCJR (Constituição, Justiça e Redação), por onde começa a tramitação de todos os processos. Mara Caseiro (PSDB) preside a comissão e o colega de legenda Pedro Caravina (PSDB), que era membro, manifestou interesse de passar a presidir. Ela já avisou que se deixar o comando não permanecerá na CCJR.

Os blocos deverão reunir seus membros para avaliar a nova composição das comissões. Ontem foi a abertura do ano legislativo e esta manhã ocorreu a primeira sessão, com apenas um projeto de lei discutido e aprovado. Para amanhã, o presidente reeleito, Gerson Claro (PP), avisou que não haverá projetos na ordem do dia e convocou as lideranças para a primeira reunião, que vai envolver os líderes dos dois blocos e Gleice Jane e Davi, que comandam, respectivamente, as bancadas do PT e PL.

Líder do Governo - O Governo do Estado, via ofício assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) encaminhado à Mesa Diretora, reconduziu os deputados Londres Machado (PP) e Pedrossian Neto (PSD), como líder e vice-líder.

Deputados do PL formam bancada própria para ter mais espaço no Legislativo
Londres e Pedrossian Neto foram mantidos na liderança do governo (Foto: Arquivo AL/ Giuliano Lopes)


Nos siga no Google Notícias