Deputados irão realizar audiência sobre “impacto” da duplicação da BR-163
O deputado Junior Mochi (PMDB) confirmou hoje (4) em plenário a realização de uma audiência pública sobre os impactos sociais e econômicos da duplicação da BR- 163 em Mato Grosso do Sul.
O evento foi marcado para o dia 10 de março e terá a presença de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da concessionária CCR (Companhia de Participações em Concessões), vencedora do leilão em dezembro de 2013.
“Nós precisamos discutir e avaliar todos os impactos econômicos e sociais que vão acontecer no Estado, assim como conhecer o cronograma e detalhes do projeto, para que depois possamos cobrar dos responsáveis”, afirmou Mochi.
De acordo com o peemedebista, esta obra irá passar por mais de 22 municípios do Estado, desde a cidade de Sonora até Mundo Novo. “Temos que saber qual será a participação dos municípios, assim como repasse no valor do pedágio e até de impostos como ISS”.
Mochi afirmou que após a execução de 10% da obra, a empresa já pode começar a cobrar o pedágio que foi definido em R$ 4,38 a cada 100 quilômetros. “Por isso é importante conhecermos o cronograma físico e cronológico, além de ouvirmos os representantes da empresa”, apontou ele.
Sobre a ANTT, o deputado destacou que a presença do órgão é importante neste evento, já que este será responsável pela fiscalização e cobrança para que a empresa concessionária realize as ações que foram acordadas.
Leilão – No dia 17 de fevereiro, a CCR venceu o leilão para duplicação da BR-163 com o preço de pedágio de R$ 4,38 a cada 100 quilômetros. A empresa vai assumir o controle dos 847 km da rodovia em Mato Grosso do Sul e deverá investir R$ 6 bilhões.
A nova concessionária, que deve assinar o contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) em março de 2014, é responsável por 2.437 quilômetros de rodovias, distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
O governador André Puccinelli (PMDB) aprovou o deságio no leilão da BR-163 e vai procurar a vencedora em busca de parceria. O objetivo da futura PPP (Parceria Público-Privada) é levar logística e tecnologia da obra para as rodovias estaduais.
André chegou a ir a São Paulo para “estimular” a participação da Odebrecht Transport no leilão. A empresa vai explorar a rodovia 163, no Mato Grosso. No Estado, o grupo ofereceu a segunda proposta mais cara, com pedágio de R$ 8,48.