Dilma volta a cair no Ibope e tendência de segundo turno é forte
A pesquisa do Ibope, divulgada hoje, revela um cenário eleitoral de uma disputa acirrada pela Presidência da República, com forte tendência de segundo turno. A presidente Dilma Roussef (PT) voltou a cair, desta vez para 37%, enquanto seus dois principais adversários, Aécio Neves (22%), e Eduardo Campos (13) avançaram na preferência do eleitorado. Aécio e Campos estiveram em Campo Grande (MS) na semana passada.
Dilma oscilou negativamente em relação ao último levantamento, em maio, quando chegou a 40% das intenções de voto. No mês de abril, a presidente estava com 37%. Já Aécio tinha 14% em abril, subiu para 20% em maio e neste mês está com 22%. Considerando o mesmo período, Campos evoluiu de 6% para 11% e agora tem 13%.
Dentre os candidatos de pequenos partidos, o melhor colocado é pastor Everaldo (PSC), que manteve 3%, enquanto José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV) não passam de 1%. Juntos os demais candidatos de partidos nanicos somam 1%.
Na pesquisa do Ibope, o índice de brancos e nulos manteve-se praticamente no mesmo patamar do mês passado, 13%. A quantidade de indecisos caiu um pouco, de 10% para 7% atualmente. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00154/2014.