Aécio cresce 4% e diminui chance de vitória de Dilma no primeiro turno
Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, mostra que diminuiu as chances de a presidente Dilma Rousseff (PT) vencer no primeiro turno, que acontece em 5 de outubro. O levantamento também aponta o crescimento do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida eleitoral.
No cenário mais favorável, Dilma aparece com 37% das intenções de voto. Enquanto os concorrentes somam 38%. De acordo com a Folha Online, a situação é de empate técnico. Pois a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Enquanto a petista caiu de 38% para 37%, quando comparado com a pesquisa de abril, Aécio Neves cresceu de 16% para 20%. Eduardo Campos (PSB) passou de 10% para 11%. O levantamento deste mês mostra Pastor Everaldo (PSC) com 3%.
Eduardo Jorge (PV), José Maria (PSTU), Denise Abreu (PTN) e Randolfe Rodrigues (Psol) aparecem com 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) registraram menos de 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 16%. A opção não sabe foi escolha de 8%.
A pesquisa também quis sabe quem o eleitor prefere para ser candidato do PT. Dos entrevistados, 58% preferem o ex-presidente Lula. O levantamento do Datafolha foi realizado nos dias 7 e 8 de maio, com 2.844 pessoas em 147 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número: BR-00104/2014.