Eleitor de Jardim, Bela Vista, Caracol e Figueirão tem canal para denúncia
Os eleitores de Jardim, Figueirão, Bela Vista e Caracol, que irão escolher novos prefeitos e vice-prefeitos nas eleições suplementares do dia 7 de julho, podem fazer denúncias de irregularidades na campanha através da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). A entidade disponibiliza um canal para o registro de denúncias nos pleitos.
A Comissão Especial de Acompanhamento Eleitoral da OAB/MS recebe as denuncias via site ou por telefone e as encaminha para o Ministério Público. O site é o www.eleicoeslimpas.oabms.org.br, com o registro podendo ser feito através do preenchimento de formulário próprio, e o telefone tem o número (67) 9987- 9235, recebendo informações por voz ou mensagens.
A presidente da Comissão, Nilmare Daniele da Silva Irala, explica que o denunciante não precisa se identificar. . “Garantimos o anonimato do denunciante”, declarou ela, acrescentando que as denúncias podem ser feitas antes, durante e após as eleições. O denunciante pode acompanhar o andamento sobre a denúncia através do site Eleições Limpas.
Nas eleições suplementares, a Comissão Especial da OAB também fará a nomeação de um membro para acompanhar pessoalmente o pleito no dia 7 em cada um dos quatro municípios. Para acompanhar o processo eleitoral, a Comissão participa ainda de reuniões com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Atapoã da Costa Feliz, e com o procurador-geral da Justiça, Humberto de Matos Brittes. “Queremos enfatizar que a Comissão está à disposição destas instituições, para a realização das eleições com transparência e lisura”, disse Nilmare.
O site Eleições Limpas também tem informações sobre as eleições nos municípios, como a relação de candidatos, relação de inelegíveis, calendário eleitoral e legislação.