Eleitos em outubro serão diplomados nesta segunda-feira em MS
Cerimônia é restrita para convidados e imprensa
Noite desta segunda-feira (19) marca o início do novo cenário político sul-mato-grossense que deve permanecer pelos próximos quatro anos. Serão diplomados todos os eleitos no pleito de outubro passado em cerimônia feita pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) no buffet Ondara Palace às 19h30. Esta será a primeira vez que os futuros mandatários se encontrarão.
A diplomação é o ato que ocorre antes da posse e serve para certificar que aquele é de fato o candidato que foi eleito. Embora habitualmente não apresente problema, funciona como espécie de verificação para que só então a pessoa seja empossada. A posse acontece no dia 1° de janeiro, tanto nacional, quando regionalmente.
Ambas as cerimônias não são abertas ao público, se limitam aos próprios eleitos, familiares e convidados restritos. No caso da diplomação, segundo informou assessoria de imprensa do TRE-MS, o rito será transmitido pelo Youtube, além do canal da Assembleia Legislativa e TV Educativa.
Os diplomas são assinados pelo Presidente da Corte Eleitoral, desembargador Paschoal Carmello Leandro e autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo farão parte da mesa de honra da solenidade.
Suplentes - Vale ressaltar que os suplentes dos deputados estaduais, federais e senador também são diplomados, pois caso precisem assumir a respectiva vaga, podem tomar posse sem obstáculos. A substituição pode ser realidade mais breve do que o esperado em Mato Grosso do Sul, já que o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) ainda não anunciou seu secretariado completo.
Nos bastidores são ventilados nomes de deputados que ainda assumirão mandato, como é o caso do ex-prefeito de Bataguassu Pedro Caravina, eleito no pleito passado com mais de 31 mil votos. Neste caso o suplente é o vereador João Cesar Mattogrosso (PSDB). Confira a lista dos eleitos a serem diplomados aqui.