ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 39º

Política

Com presença de ex-presidentes, Lula e Alckmin são diplomados

Alexandre de Moraes, presidente do TSE, comandou a diplomação

Jéssica Benitez | 12/12/2022 14:02
Lula discursa durante diplomação (Foto Divulgação)
Lula discursa durante diplomação (Foto Divulgação)

Foram diplomados no início da tarde desta segunda-feira (12) o presidente e vice-presidente da República eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente. A cerimônia ocorreu no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sacramentada pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.

Emocionado, Lula discursou por 15 minutos na presença de ministros, correligionários e políticos como os ex-mandatários Dilma Rousseff (PT) e José Sarney (MDB). Segundo o TSE, cerca de mil pessoas foram convidadas a acompanhar a diplomação, rito que antecede a posse no dia 1° de janeiro de 2023 quando começa o mandato.

Em sua fala, o presidente eleito agradeceu o apoio recebido à época em que ficou preso na Polícia Federal de Curitiba, se recordou da vigília feita por apoiadores e agradeceu ao TSE e ao STF (Supremo Tribunal Federal), destacando a coragem das Cortes em defesa da democracia.

Diplomação – Embora o prazo para diplomação acabe na próxima sexta-feira (19), a cerimônia foi marcada para esta segunda-feira para desmistificar notícias falsas que se propagam nas redes sociais sobre o assunto. Todo candidato eleito é diplomado antes de ser empossado justamente para atestar que o postulante que teve maior número de votos nas urnas é o que tomará posse do mandato.

Nos siga no Google Notícias