ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Política

Em MS, 30 mil eleitores pediram transferência do local de votação

TSE deu início a divulgação dos novos locais, a partir do aplicativo e-Título

Por Gustavo Bonotto | 04/09/2024 22:50
Em MS, 30 mil eleitores pediram transferência do local de votação
Em MS, 30 mil eleitores pediram transferência do local de votação
Eleitor consulta dados pessoais cadastrados no TSE pelo aplicativo e-Título. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou, nesta quarta-feira (4), que já estão disponíveis os locais de votação para eleitores que solicitaram a transferência temporária para exercer o direito ao voto nas eleições municipais de 2024, previstas para outubro. A consulta deve ser feita pelo aparelho celular, no aplicativo e-Título. Conforme a nota divulgada à imprensa, 30.941 sul-mato-grossenses solicitaram o serviço - sendo 12 mil apenas no último dia do prazo, encerrado em 8 de maio.

É fácil consultar o local de votação. No aplicativo, logo no início, aparecem as informações completas da eleitora e do eleitor, como o nome, o número do título, se a pessoa já tem a biometria coletada, a data de nascimento e a filiação (nome do pai e da mãe), assim como a zona e a seção eleitorais. Tudo isso pode ser conferido com o código de validação, por meio de um QR Code.

O e-Título também oferece a opção “Onde Votar”. Nela, há informações completas sobre o local de votação e a possibilidade de serem consultadas as melhores rotas para se chegar ao destino, por meio do uso de aplicativos de mobilidade urbana (Waze, Moovit, Uber e Google Maps).

De acordo com a resolução de número 23.736/2024, a transferência temporária possibilita que as pessoas que têm dificuldade de locomoção, que estejam privadas provisoriamente de liberdade ou que irão trabalhar no dia do pleito votem em seções eleitorais diferentes daquelas em que estejam originalmente registradas. No entanto, essa transferência só abrange seções no mesmo município.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias