ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Embaixador do Uruguai visita Riedel e revela olhar atento do País para MS

O interesse envolve a atividade econômica do Estado e a posição geográfica em razão da Rota Bioceânica

Maristela Brunetto | 20/07/2023 13:19
Embaixador foi recebido esta manhã pelo governador; Trad e Verruck participaram da reunião. (Foto: Assessoria Governo/ Saul Schramm)
Embaixador foi recebido esta manhã pelo governador; Trad e Verruck participaram da reunião. (Foto: Assessoria Governo/ Saul Schramm)

O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, visitou esta manhã o governador Eduardo Riedel (PSDB) e destacou haver por parte do País sul-americano um olhar geopolítico e geoeconômico em relação ao Mato Grosso do Sul, destacando que se refere à relevância do setor do agro no Estado e sua posição estratégica em relação à Rota Bioceânica, que tem previsão de consolidação até o ano de 2025. Conforme a avaliação dele, merece reconhecimento a política de desenvolvimento da economia de forma sustentável.

“O Mato Grosso do Sul está sendo, realmente, uma fonte de inspiração, de equilíbrio sustentável, desenvolvimento. Reconheço a realidade da fronteira do crescimento sustentável do Brasil, que está aqui.” Ele, ainda, analisou que a ideia do desenvolvimento sustentável deve ser um eixo para o Brasil, emendando que veio ao Estado “trazer essa mensagem, de que o Uruguai está olhando de uma maneira diferente, muito mais séria, mais profunda e interessada no Estado”.

O governador mencionou a meta que tem defendido, de o Estado alcançar o status de ser um estado carbono neutro até 2030, conciliando com metas econômicas, de “gerar emprego e renda, além de possibilitar o crescimento econômico em diferentes áreas, seja no agronegócio ou na indústria”. Ele apontou ao embaixador que as políticas do governo são feitas com planejamento.

Sobre a Bioceânica, o embaixador destacou a importância para a facilitação para os transportes que ela proporcionará. No caso do Uruguai, o interesse é com a Hidrovia Paraguai-Paraná, porque o transporte alcança o País. Já a Rota, vai incluir o Brasil, que vai se conectar ao Paraguai por meio de uma ponte que está sendo construída sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho, a Argentina e o Chile. A posição geográfica estratégica do Mato Grosso do Sul indica que o Estado deve se fortalecer no cenário econômico com a concretização da interligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, encurtando distâncias no transporte de mercadorias.

“O Governo do Uruguai também tem que olhar com atenção para o estado de Mato Grosso do Sul, com quem compartilhamos muitas coisas, como a hidrovia Paraguai- Paraná que é muito importante. É uma possibilidade de saída para Rio da Prata e Oceano Atlântico, que faz um cruzamento no Bioceânico com o eixo transversal. E no centro desses dois braços é onde está o Estado e Campo Grande como capital.”

Também estavam no encontro o senador Nelson Trad Filho (Nelsinho Trad), que integra a Comissão de Relações Exteriores do Senado, e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Nos siga no Google Notícias