ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Empresas poderão pagar para dar nome a eventos e espaços públicos

Um exemplo parecido é a arena multiuso Allianz Parque, em São Paulo, mas que é privado e pertence ao Palmeiras

Por Caroline Maldonado | 22/09/2023 09:18
Poliesportivo na Vila Nasser, em Campo Grande (Foto: Divulgação/Rede social)
Poliesportivo na Vila Nasser, em Campo Grande (Foto: Divulgação/Rede social)

Lei sancionada nesta sexta-feira (22) prevê licitação para que a Prefeitura de Campo Grande escolha empresas interessadas em pagar para colocar seu nome em eventos e espaços públicos.

Conhecido como Naming Rights, que na tradução do inglês significa direitos de nome, o modelo já é usado na iniciativa privada em outras regiões do Brasil, a exemplo da arena multiuso Allianz Parque, do clube de futebol Palmeiras, que leva o nome da empresa de seguros patrocinadora.

A proposta da lei foi apresentada pelo vereador Cláudio Serra Filho, o “Claudinho Serra” (PSDB). Entram no rol locais e eventos relacionados à saúde, cultura, esporte, educação, assistência social, lazer, recreação, meio ambiente, mobilidade urbana e promoção de investimentos, competitividade e desenvolvimento.

Poderão participar das licitações as empresas em dia com a legislação federal, estadual e municipal, isoladamente ou em consórcio.

Vereador Cláudio Serra Filho, o “Claudinho Serra” (PSDB). (Foto: Divulgação/PMCG)
Vereador Cláudio Serra Filho, o “Claudinho Serra” (PSDB). (Foto: Divulgação/PMCG)

As cessões onerosas de direito à nomeação terão obrigatoriamente prazo determinado de duração, a ser definido em edital. O contrato deverá prever contrapartida pela associação de nome ou marca na forma de pagamento anual em pecúnia ao município.

“Essa abordagem oferece oportunidades para empresas comprometidas com a cultura, educação e esporte investirem em projetos que podem enriquecer a vida da população. Novos teatros, centros culturais, espaços esportivos modernos e escolas bem equipadas são apenas alguns exemplos do que pode ser alcançado com essa parceria entre setor público e privado”, explicou o vereador Claudinho Serra, ao apresentar o projeto aprovado pela Câmara Municipal antes de virar lei.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias