ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Política

Encontro de gestoras irá fortalecer políticas públicas para mulheres

Solenidade contará com a presença das ministras Aparecida Gonçalves e Simone Tebet nesta sexta-feira (31)

Gustavo Bonotto | 30/03/2023 21:45
Fachada da Casa da Mulher Brasileira, localizada no Jardim Imá. (Foto: Saul Shramm)
Fachada da Casa da Mulher Brasileira, localizada no Jardim Imá. (Foto: Saul Shramm)

Governo do Estado realiza Encontro Estadual de Gestoras para encerrar a programação do mês da mulher nesta sexta-feira (31). Com o tema "Somos e Somamos", o evento receberá as ministras Aparecida Gonçalves (Mulheres) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do governador Eduardo Riedel (PSDB), secretários, autoridades e gestoras dos 79 municípios.

A solenidade, que será realizada no auditório do Bioparque Pantanal, busca fortalecer o enfrentamento à violência em Mato Grosso do Sul, além de ampliar a autonomia feminina, protagonismo e diretrizes das políticas públicas para as mulheres.

Uma das ações para humanizar o atendimento dado às mulheres vítimas de violência física e sexual é a inauguração do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Casa da Mulher Brasileira.

Além disso, será apresentada a nova sede do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e anunciada a contratação de projetos de mulheres na ciência, através da Fundect, além de apresentar propostas para capacitação junto à Defensoria Pública e à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Apoio - A Casa da Mulher Brasileira oferece um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A instituição, gerida pela prefeitura em parceria com os governos Federal e do Estado, foi a primeira do País a ser implementada e é referência nacional pela diversidade dos serviços oferecidos e qualidade no atendimento às mulheres vítimas de violência.

Atualmente, o local oferece serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), Juizado da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem, central de transportes, Patrulha Maria da Penha, Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar e Conte (Serviço Psicossocial Continuado).

Nos siga no Google Notícias