ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Encontro de gestoras irá fortalecer políticas públicas para mulheres

Solenidade contará com a presença das ministras Aparecida Gonçalves e Simone Tebet nesta sexta-feira (31)

Gustavo Bonotto | 30/03/2023 21:45
Fachada da Casa da Mulher Brasileira, localizada no Jardim Imá. (Foto: Saul Shramm)
Fachada da Casa da Mulher Brasileira, localizada no Jardim Imá. (Foto: Saul Shramm)

Governo do Estado realiza Encontro Estadual de Gestoras para encerrar a programação do mês da mulher nesta sexta-feira (31). Com o tema "Somos e Somamos", o evento receberá as ministras Aparecida Gonçalves (Mulheres) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do governador Eduardo Riedel (PSDB), secretários, autoridades e gestoras dos 79 municípios.

A solenidade, que será realizada no auditório do Bioparque Pantanal, busca fortalecer o enfrentamento à violência em Mato Grosso do Sul, além de ampliar a autonomia feminina, protagonismo e diretrizes das políticas públicas para as mulheres.

Uma das ações para humanizar o atendimento dado às mulheres vítimas de violência física e sexual é a inauguração do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Casa da Mulher Brasileira.

Além disso, será apresentada a nova sede do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e anunciada a contratação de projetos de mulheres na ciência, através da Fundect, além de apresentar propostas para capacitação junto à Defensoria Pública e à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Apoio - A Casa da Mulher Brasileira oferece um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A instituição, gerida pela prefeitura em parceria com os governos Federal e do Estado, foi a primeira do País a ser implementada e é referência nacional pela diversidade dos serviços oferecidos e qualidade no atendimento às mulheres vítimas de violência.

Atualmente, o local oferece serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), Juizado da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem, central de transportes, Patrulha Maria da Penha, Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar e Conte (Serviço Psicossocial Continuado).

Nos siga no Google Notícias