Ex-governador está acordado e sem sedação, informa boletim médico
Boletim médico divulgado nesta manhã pelo o hospital Procon informa que o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins, 97 anos, internado no local desde o dia 12, está acordado, sem sedação.
Ontem, o hospital havia informado que o esforço era para, aos poucos, tirar a ventilação mecânica. Hoje, segundo o boletim, ele continua com a necessidade de ajudar para respirar, mas com "parâmetros ventilatórios baixos".
Ainda conforme o texto, assinado pelo diretor-clínico, Cláudio Nascimento Soares, o paciente apresent a "parâmetros hemodinâmicos estáveis”.
Na sexta-feira, Wilson Barbosa Martins foi submetido a traqueostomia, procedimento cirúrgico frequentemente feito em pacientes que necessitam de ventilação mecânica prolongada. É feita uma incisão no pescoço, por onde é inserido o tubo usado para a respiração.
O ex-governador foi internado por volta das 12h30 do dia 12 de agosto, com um quadro de insuficiência respiratória.
Wilson Barbosa Martins, advogado de formação, é um dos fundadores do PMDB no Estado e governou Mato Grosso do Sul por dois mandatos (1983-1986 e 1995-1998). Ele também foi senador da República, e integrou a Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988.