Figueiró defende PSDB “pragmático” em MS e aliança para fortalecer Aécio
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) defendeu o “pragmatismo” na definição do rumo eleitoral do seu partido em Mato Grosso do Sul. “Em política você tem que ser pragmático e precisa ver quais são as condições do momento”, defendeu o tucano nesta sexta-feira, em Goiânia (GO), onde está acontecendo o Encontro do PSDB Região Centro-Oeste.
Embora concorde com o senador Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República dos tucanos, que “não seria natural o PSDB se coligar com o PT em Mato Grosso do Sul” e sim o lançamento de candidatura própria, Figueiró disse que é preciso analisar a melhor opção dentro da realidade do Estado.
“Temos de avaliar o que é mais importante para o Mato Grosso do Sul e para o partido. Ter um candidato ao Senado com possibilidades eleitorais efetivas ou deixar isso à margem e tentar um candidato ao governo do Estado”, afirmou o senador.
Certo mesmo, por enquanto, conforme Figueiró, é o consenso dentro do PSDB em torno do nome de Aécio Neves para a sucessão presidencial de 2014. “Estamos firmes com relação ao nosso candidato a presidente”, sustentou.
Para ele, a decisão no Estado passa pela intenção de reforçar a candidatura de Aécio. “Se for útil ao PSDB, no nosso estado poderemos ter coligações com qualquer outro partido. Evidentemente que nós temos nosso candidato de preferência, que é o deputado federal Reinaldo Azambuja, mas se as circunstâncias políticas nos levarem a um acordo tanto com PMDB ou PT naturalmente terá de acatar princípios do nosso programa político”, disse.