Governador e prefeito participam da inauguração da Casa da Mulher com Dilma
O local que vai abrigar mulheres vítimas de violência doméstica é a primeira do País
A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande é a pioneira no Brasil e será inaugurada nesta terça-feira (3), às 9h, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Em um só espaço – aberto 24 horas por dia - funcionarão a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juizado Especial, Defensoria e Promotoria Públicas. Além disso, também vai oferecer atendimento psicossocial com psicóloga e assistente social. E ainda vai ter postos da Funtrab (Fundação do Trabalho) e Funsat (Fundação Social do Trabalho).
Serão colocados em prática projetos de assistência social e de promoção da autonomia financeira. Isso para que as mulheres ameaçadas ultrapassem a barreira da dependência financeira e psicológica, sintam segurança na justiça e confiança em retomar a vida longe da violência.
A Casa da Mulher Brasileira – localizada no Jardim Imá - terá 3,7 mil metros quadrados de área que além dos serviços citados contará ainda com brinquedoteca, auditório, alojamentos e espaço de convivência para as mulheres e seus filhos.
Foram investidos R$ 18,1 milhões. O governo do Estado cedeu duas assistentes sociais, uma psicóloga e dois veículos para atendimento, até que os processos licitatórios sejam efetuados. O projeto faz parte do Programa Mulher: Viver sem Violência, lançado em 2013 pelo governo federal com adesão dos estados e municípios.