Governo avalia proposta para baixar Fundersul sobre carne e grãos
O governador André Puccinelli (PMDB) disse, nesta sexta-feira, que estuda acatar proposta aprovada, nesta semana, pelo Conselho Administrativo do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), que sugere a redução pela metade do percentual cobrado pelo fundo dos setores de carne e grãos.
Ele falou sobre o assunto enquanto participava de premiação aos vencedores do VIII Prêmio Sul-mato-grossense de Gestão Pública - edição 2012, solenidade realizada na Governadoria nesta manhã.
A alteração da fórmula de cobrança do tributo foi sugerida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e será enviada em um projeto de alteração da Lei para a Assembleia Legislativa.
Segundo o governador é preciso ponderar “o que é bom e o que não é”. Ele destacou que outros produtos da cadeia devem ser analisados. “Porque o minério não paga imposto?”, exemplificou.
Pela proposta apresentada pelo Conselho do Fundersul, metade da carga tributária da pecuária e dos grãos será repassada para a cana-de-açúcar, florestas e mineração, que hoje são isentos de cobrança.
Para a Acrissul, a pecuária e os grãos não devem mais suportar o total do tributo, enquanto os outros setores continuam desonerados da cobrança utilizada na manutenção das estradas estaduais utilizadas para o transporte dos produtos.