ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Política

Governo exonera todos cargos comissionados

Exonerações ocorrem devido à reestruturação dos cargos de acordo com o novo símbolo criado, o CCA

Renata Volpe | 02/01/2023 08:32
Decreto foi assinado pelo governador Eduardo Riedel. (Foto: Henrique Kawaminami)
Decreto foi assinado pelo governador Eduardo Riedel. (Foto: Henrique Kawaminami)

Comissionados que ocupam cargo de direção, de chefia e de assessoramento no Governo de Mato Grosso do Sul foram exonerados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), em publicação nesta segunda-feira (2).

De acordo com o decreto publicado em Diário Oficial, as exonerações ocorrem devido à reestruturação dos cargos em comissão de Direção, de Chefia e de Assessoramento, símbolo DCA e símbolo CCA.

Assim, todos os servidores ocupantes de cargo em comissão, símbolo DCA, do quadro de pessoal dos órgãos e das entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, foram exonerados neste 1º de janeiro deste ano.

Entretanto, dirigentes e os membros de diretorias das entidades da Administração Autárquica e Fundacional, que cumprem mandato em decorrência de previsão legal, permanecem no exercício de seus cargos até o término de seus mandatos.

É o caso do diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira, e do diretor-presidente da Agepan (Agência de Regulação de Serviços Públicos), Carlos Alberto de Assis. O mandato deles tem duração de quatro anos, com isso, acaba em 2025.

Ainda segundo o decreto, os ocupantes de cargo em comissão, símbolo DCA-7, na função de Assessor de Procurador, permanecem no exercício de seus cargos. Os cargos são da área jurídica, da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul.

Aposentados e pensionistas, que fazem jus ao recebimento de valores referente a cargo em comissão, serão realocados em cargos em comissão de Direção, de Gerência e de Assessoramento, símbolo CCA, nos respectivos cargos e funções atualmente ocupados.

Servidoras em licença maternidade serão realocadas em cargos de comissão símbolo CCA.

Não será pago ou indenizado o período aquisitivo de férias não gozadas referente ao exercício do cargo comissionado do qual foi realocado, tendo em vista a continuidade do vínculo de trabalho.

Por fim, o servidor detentor de cargo efetivo exonerado de cargo em comissão de Direção, de Chefia e de Assessoramento, símbolo DCA, terá computado, proporcionalmente, o período de exercício do cargo comissionado, para fins de apuração do valor do adicional de férias, na época do seu gozo.

O decreto tem efeitos a contar de 1º de janeiro de 2023.

Mudanças nos símbolos 

Após a posse de Riedel na noite de domingo (1), foi publicado decreto com o novo organograma dos cargos do governo e a mudança no símbolo antes denominado "DCA", que agora passa a ser chamado de "CCA".

Assim, o símbolo serve para identificar os cargos em comissão de direção, gerência e de assessoramento do governo e é seguido por siglas, como no caso dos secretários, que passou a ser denominado "CCA - SEC", ou números, que vão de "CCA - 00" até "CCA - 17".

Portanto, o mesmo símbolo serve para referenciar a remuneração dos cargos em comissão, que tem como valor mais alto a dos secretários, ou CCA - SEC, de R$ 33.689,16 e mais baixo dos CCA - 17, de R$ 750,00.

Nos siga no Google Notícias