ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 18º

Política

Governo prepara licitação para o Hospital Regional de Dourados

No município para solenidade da Uems, Eduardo Riedel disse que unidade médica estará funcionando até 2024

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 26/09/2023 20:00
O governador Eduardo Riedel, acompanhado dos reitores Laércio Alves de Carvalho e Luciana Ferreira da Silva. (Foto: Helio de Freitas)
O governador Eduardo Riedel, acompanhado dos reitores Laércio Alves de Carvalho e Luciana Ferreira da Silva. (Foto: Helio de Freitas)

Durante a solenidade de posse da nova reitoria da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que ocorre na noite desta terça-feira (26) em Dourados, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que o Hospital Regional do município estará funcionando até 2024.

No auditório central da universidade, situado a 251 quilômetros de Campo Grande, o tucano ressaltou que o processo de licitação para o funcionamento da unidade já está em andamento. Vale ressaltar que a unidade hospitalar ofertará cerca de 100 leitos, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Para o ano que vem já deve estar funcionando. A gente deve concluir a obra até lá. Já estamos no processo da licitação e o termo de referência para uma OS (Organização Social), para fazer o edital de funcionamento. A oferta do curso de Medicina na Uems é um caminho a ser construído como todos os outros da história da universidade e vai ocorrer de maneira madura e no momento certo para a região que abrange toda a região."

Questionado pela imprensa, Riedel reafirmou a participação do poder público para solucionar a falta de água potável nas aldeias indígenas do município.

"O vice-governador [José Carlos Barbosa, o Barbosinha] está acompanhando pessoalmente, junto à Sanesul, para viabilizar a mudança para essa realidade. A nossa empresa tem levado caminhões de água para as comunidades duas vezes ao dia, mas também estamos pensando na solução definitiva. Iremos discutir isso com o governo federal para solucionar o abastecimento de água junto as comunidades para mudar essa realidade."

Sobre os incêndios no interior, o gestor pontuou que Mato Grosso do Sul possui equipamentos, estrutura e efetivo necessário para realizar combates aos focos.

"É motivo de preocupação e estamos sentindo todos os impactos, seja na temperatura, ventos fortes e ar seco. Nosso efetivo está mobilizado em Rio Negro, enviamos até um avião para fazer, de forma eficaz, esse combate aos fogos. Estamos prontos para lidar com a situação."

Por fim, o governador destacou que ainda não pensa nas próximas eleições. "Vamos deixar para o ano que vem. Agora é hora de arregaçar as mangas e mostrar trabalho para o povo de Mato Grosso do Sul."

Nova reitoria - Laércio Alves de Carvalho e Luciana Ferreira da Silva tomam posse para um mandato de quatro anos diante a gestão da Uems nesta terça. Em entrevista ao Campo Grande News, o reitor ressaltou que dará continuidade a todos os projetos que "têm dado certo" na educação do estado.

Segundo ele, também serão ampliadas ofertas dos cursos que estão surgindo na universidade, como o de tecnólogo em agroecologia para Dourados e Amambai, voltados aos povos originários, e o curso de bacharelado em agroecologia na unidade de Aquidauana.

Para a Uems de Campo Grande, o reitor informou que a universidade está elaborando, com apoio do governador e da bancada federal, projeto pedagógico para implantação, em 2024, dos cursos de fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social (este nas Moreninhas).

O reitor reeleito Laércio de Carvalho e a vice-reitora eleita Luciana da Silva (Foto: Divulgação)
O reitor reeleito Laércio de Carvalho e a vice-reitora eleita Luciana da Silva (Foto: Divulgação)

Laércio Carvalho disse que a implantação do curso de Medicina da Uems em Dourados também faz parte de sua meta de trabalho no segundo mandato.

“Não só Medicina, mas também os cursos de Enfermagem, que já temos, de fono e de terapia ocupacional também têm grande demanda na unidade de Dourados. Pretendemos avançar com esse projeto assim que o Hospital Regional for entregue”, afirmou. O hospital está sendo construído pelo Governo do Estado, na margem da BR-463, na saída para Ponta Porã.


Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias