ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Política

MP denuncia candidatos que esparramaram santinhos na Capital

Em uma das 13 representações, já houve aplicação de multa pela Justiça

Por Maristela Brunetto | 23/10/2024 10:53
No dia 6, servidor da Justiça Eleitoral recolheu santinhos espalhados em local de votação (Foto: Arquivo/ Henrique Kawaminami)
No dia 6, servidor da Justiça Eleitoral recolheu santinhos espalhados em local de votação (Foto: Arquivo/ Henrique Kawaminami)

O Ministério Público Eleitoral em Campo Grande já levou à Justiça 13 casos de esparrame de santinhos no dia da votação do primeiro turno, dia 6, desrespeitando as proibições da legislação. Não foram revelados nomes de candidatos denunciados, mas o MP aponta que já houve aplicação de multa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério Público Eleitoral em Campo Grande já denunciou 13 casos de propaganda irregular no dia do primeiro turno das eleições, incluindo o esparrame de santinhos em locais de votação, resultando em multas para candidatos. Um caso específico resultou em uma multa de R$ 6 mil a um candidato a vereador por espalhar santinhos em frente a uma escola. A prática, considerada ilegal, pode acarretar investigações criminais e é passível de denúncia pelos eleitores através do telefone 127, site do MPMS, e-mail ou diretamente à Promotoria.

O caso citado refere-se a uma representação feita ao juiz da 44ª Zona Eleitoral, que aplicou multa de R$ 6 mil a um candidato a vereador da Capital. Na manhã do domingo de votação, eleitores encontraram muitos pontos com santinhos espalhados pelas calçadas e ruas. O caso que gerou a multa foi constatado em uma escola no Bairro Tiradentes, região leste da cidade.

Em trecho da decisão, o magistrado considerou que a conduta, ilegal, "desrespeita o eleitor e as pessoas que vivem no entorno, pois vandaliza o espaço, emporcalha vias públicas, entope galerias de águas pluviais, causando transtornos de toda ordem”.

Santinhos amontoados na calçada em frente à uma escola da Capital, na manhã do dia 6 (Foto: Arquivo)
Santinhos amontoados na calçada em frente à uma escola da Capital, na manhã do dia 6 (Foto: Arquivo)

Além da previsão de multa, a propaganda irregular também é investigada no âmbito criminal, por ser conduta vedada na Lei nº 9.504/1997. No domingo do primeiro turno, a reportagem flagrou servidor da Justiça Eleitoral recolhendo material nas ruas.

Os eleitores podem denunciar a irregularidade ao MP, que fez plantão no dia 6 e manterá equipe de prontidão neste domingo (27). A instituição aponta os seguintes canais para a denúncia: telefone- número 127; via site- www.mpms.br; por email (ouvidoria@mpms.mp.br) ou, ainda, diretamente à Promotoria - Avenida Ricardo Brandão nº 232.

Nos siga no Google Notícias