ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

No Panamá, Simone Tebet afirma compromisso com economia mais verde

Fala de ministra é um recado do governo federal diante das demais nações que participam da instituição

Gabriela Couto | 18/03/2023 14:11
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, discursando em encontro anual do BID. (Foto: ASCOM/MPO)
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, discursando em encontro anual do BID. (Foto: ASCOM/MPO)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, governadora do Brasil no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), participa neste sábado (18) da assembleia anual da instituição. O evento segue até amanhã, no Panamá.

Durante sua estreia no encontro ela reforçou o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com políticas sociais de inclusão, eliminação da pobreza e equidade e reafirmou a determinação do governo brasileiro em transformar a economia do país para que seja mais verde e aumentar a produção com desmatamento ilegal zero.

Tebet BID lembrou, perante a assembleia de governadores do BID, que o povo brasileiro escolheu a democracia e o estado de direito nas eleições do ano passado. “Diante disso quero reforçar que nosso governo, agora, está altamente comprometido com as leis e os direitos humanos. Um governo que acredita na inclusão social, na eliminação da pobreza, na defesa do meio-ambiente, na equidade de gênero, no desenvolvimento sustentável, na ciência.”

Ao ponderar que, “infelizmente, mais de 30 milhões de brasileiros ainda passam fome”, Tebet salientou que “os programas de transferência de renda no Brasil voltaram a fazer parte da agenda nacional”, e defendeu que programas semelhantes “podem e precisam ser melhorados em toda a América Latina e Caribe porque representam não apenas proteção social, mas também autonomia financeira para a população.”

A ministra do Planejamento e Orçamento acrescentou que o governo brasileiro tem “compromisso com a questão climática e o meio ambiente. Sabemos que temos a maior biodiversidade do mundo, a maior área de floresta úmida, somos líderes em potencial de geração de energias renováveis na América Latina. Vamos transformar a economia do Brasil para que seja mais verde. Esse é o compromisso que trago do presidente da República do Brasil, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva.”

Por fim, Tebet reforçou o compromisso do país com o desenvolvimento de toda a região e uma participação ativa nos fóruns multilaterais que discutem temais cruciais para o mundo.  “Todos os esforços do nosso governo são com a integração da América Latina, com atenção especial ao Mercosul, aos países vizinhos e aos países das Américas e Caribe”, disse ela.

Nos siga no Google Notícias