Notificada, Embratel diz que vai cumprir decisão sobre acesso ao YouTube
A assessoria de imprensa da Embratel informou que foi notificada nesta terça-feira (25) pela Justiça Eleitoral e deve vetar o acesso ao site de vídeos YouTube em Mato Grosso do Sul, em cumprimento à decisão do juiz Amaury Kuklinski. A operadora deve restringir o acesso ao site por 24 horas preferencialmente em Campo Grande ou no Estado todo, para evitar o acesso ao site YouTube, de propriedade do Google.
O site descumpriu a liminar que determina a remoção dos vídeos com denúncias ao candidato a prefeito Alcides Bernal (PP). De acordo com o advogado da coligação de Alcides, Lenio Bem Hur, a suspensão deveria ocorrer após a notificação da Justiça, mas até o momento o acesso continua permitido. A assessoria da Embratel afirma que a empresa cumprirá a decisão, mas não informa o início do prazo da suspensão.
A decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determina a suspensão ao acesso ao vídeo, assim como a prisão do diretor do Google Brasil, Fábio José Silva Coelho, pelo crime de desobediência.
O Google considera que o vídeo não se trata de propaganda eleitoral negativa e que Youtube é uma plataforma, portanto não tem responsabilidade pelo material postado no site.
No sábado, a empresa solicitou a revogação da decisão e também ingressou com um habeas corpus, que foi indeferido pela Justiça.