ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 25º

Política

Para sanar irregularidade, prefeitura pode suspender processo seletivo

Promotor de Justiça apontou falta de transparêcia em edital

Jéssica Benitez | 19/07/2022 16:07
Prefeito tem 48 horas para responder se vai ou não atender recomendação (Foto/ Ygor Chagas)
Prefeito tem 48 horas para responder se vai ou não atender recomendação (Foto/ Ygor Chagas)

O MPE-MS (Ministério Publico Estadual de Mato Grosso do Sul) quer a suspensão do processo seletivo para contratação de psicólogos no município de Rio Verde. Segundo publicação no Diário Oficial do órgão, o prefeito Reus Antônio Sabedotti

 e a secretária de Assistência Social, Ana Mirian Cardeal, estariam violando os princípios da publicidade e impessoalidade, além da falta de transparência no edital.

Para sanar o problema, segundo o promotor de Justiça Matheus Carim Bucker, o Executivo deve estipular prazo mínimo de 15 dias entre a publicação do edital e a abertura do processo seletivo para que haja tempo hábil de divulgação aos possíveis interessados.

Que seja dado o mesmo prazo para o início das inscrições “visando a contratação de servidores temporários, evitando-se que prazo exíguo impeça a ampla participação de interessados, para que a Administração Pública possa contratar os melhores profissionais disponíveis”.

Que seja permitida inscrição tanto on-line quanto presencial, exceto quando isso não for possível por peculiaridade do certame, a ser devidamente fundamentada no edital de abertura, para que haja ampla participação de interessados, bem como contratação dos mais qualificados profissionais.

O promotor pede, ainda, que seja realizada prova escrita “em atenção aos princípios da impessoalidade e isonomia na seleção dos candidatos, visto que o modelo de seleção atual, que conta apenas com prova de títulos e entrevista comportamental, possibilita o direcionamento do certame a candidatos com vínculo anterior com a Administração Pública e com os entrevistadores”.

Também quer o   MPE que seja dado prazo de cinco dias para que o candidato aprovado confirme se vai ou não ficar com a vaga, podendo ser feita a confirmação via Whatsapp ou mensagem de texto, além da publicação em diário oficial. O prefeito e a secretária têm 48 horas para responder à recomendação

Nos siga no Google Notícias