Pela 1ª vez, apuração de votos será fechada ao público no TRE
Restrição foi definida em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus
Pela primeira vez na história das eleições, as torcidas não vão poder acompanhar a apuração dos votos na sede do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes. O veto tem motivação no risco de contágio pelo novo coronavírus, doença em estágio de pandemia desde o mês de março e que já matou 1.683 pessoas no Estado.
Ao divulgar a informação, o Tribunal explicou que "diante do contexto mundial de pandemia da covid-19, e em conformidade com os protocolos sanitários vigentes, o acompanhamento da apuração das Eleições 2020", este ano, somente será dado acesso a veículos e profissionais da imprensa. É necessário cadastro prévio para isso.
De acordo com a orientação dada, os eleitores podem acompanhar a apuração das pelo aplicativo da Justiça Eleitoral “Resultado”, disponibilizado gratuitamente nas lojas virtuais.
Apesar do veto à presença de público, a segurança no local será reforçada. A PM (Polícia Militar) por exemplo, escalou o Batalhão de Choque para acompanhar a situação no TRE, além de policiais de outras unidades.