Plenário da Assembleia terá cara nova com capacidade de 700 pessoas
Com o projeto arquitetônico aprovado, Assembleia iniciará a fase de licitação; obras devem começar em junho
A Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou o projeto arquitetônico do novo plenário da Casa de Leis. Os detalhes da futura construção com capacidade para comportar até 700 pessoas foram apresentados na sessão desta quinta-feira (27).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou o projeto arquitetônico para um novo plenário, que comportará até 700 pessoas, ampliando a capacidade atual de 300. A nova estrutura, com formato circular e cúpula, será construída ao lado do prédio atual. O objetivo é atender melhor o público em discussões polêmicas. O presidente da Alems, Gerson Claro, destacou que a licitação começará em breve, com obras previstas para junho. A iniciativa visa modernizar a Casa de Leis para os próximos 50 anos.
O vídeo divulgado mostra que o anexo será construído na lateral do atual prédio, onde hoje existe um estacionamento. E diferente das linhas retas que inspiraram as construções dos órgãos públicos que compõe o Parque dos Poderes, a nova estrutura terá formato circular, com uma cúpula sobre o plenário.
O principal objetivo da obra é ampliar a capacidade de público, que hoje é de cerca de 300 pessoas. Em discussões polêmicas, como do projeto da proibição da pesca no Estado a necessidade de ampliação fica evidente. Durante a audiência pública além das cadeiras do plenário, o público foi alocado no saguão do Palácio Guaicurus.
"Nós aprovamos o projeto arquitetônico do novo plenário que nós vamos construir, que prepara a assembleia para os próximos anos recebendo em torno de 700 pessoas", disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro (PP).
Com o projeto arquitetônico aprovado, a Assembleia iniciará a fase de licitação. "Esse é um projeto que é um sonho nosso, que a gente vem construindo e certamente licitando para começar as obras em junho e a gente entregar para MS uma assembleia que vai orgulhar o estado nos próximos 50 anos", completou.
A mobilização para tirar o sonho do papel começou no ano passado. Uma comissão da Assembleia que visitou as Casas de Leis de Mato Grosso e Goiás para conhecer outras estruturas. O presidente da Casa correu com a tramitação dos projetos de leis e antecipou em uma semana o fim dos trabalhos legislativos para liberar o plenário para que os técnicos começassem as medições para o início do projeto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: