Prefeito há 8 meses, Bernal diz que Saúde é o maior desafio da Capital
Há quase oito meses no comando da maior cidade do Estado, o prefeito Alcides Bernal (PP) vê a Saúde como o maior desafio em Campo Grande. Neste 26 de agosto, a cidade comemora seus 114 anos.
“O maior desafio é a Saúde. É um problema que não se resolve de um dia para o outro”, afirma. A cidade tem população de 786.797 habitantes.
Na campanha eleitoral, o plano de governo do então candidato tratava o tema como prioridade. Segundo o documento, “a Saúde será prioridade na administração, com aquisição de equipamentos modernos e atuais, além da existência 24 horas de médicos em postos de saúde. Também será criada a central de consultas online, para evitar o sofrimento em filas”.
Na atual gestão, a situação vai aos extremos. Por um lado, foram ampliados atendimento nos postos de saúde, realizados mutirões de consultas com médico especialista, lançado mutirão de cirurgias e criada uma equipe móvel de médicos.
No entanto, os postos de saúde enfrentaram crise: desabastecimento, com falta até de agulha, medicamentos e materiais básicos para atendimento. A rede municipal conta com 81 unidades.
Conforme balanço do terceiro semestre, a Prefeitura investiu três vezes o percentual mínimo previsto por lei. Foram aplicados 46,8%, enquanto o exigido pela legislação é de 15%.