ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 30º

Política

Presidente está consciente, conversando normalmente e se alimentando

Lula foi operado em São Paulo para drenagem de hematoma

José Cruz com Agência do Governo | 10/12/2024 09:17
Presidente está consciente, conversando normalmente e se alimentando
Presidente Lula durante cerimônia de inauguração do Projeto Cerrado - nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), na última semana. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A equipe médica que operou o presidente Lula afirmou nesta terça-feira (10/12) que o presidente está bem, consciente, conversando e se alimentando normalmente. As informações foram passadas na manhã desta terça durante entrevista coletiva no Hopsital Sírio-Libanês, em São Paulo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente Lula foi submetido a uma cirurgia para drenagem de um hematoma intracraniano, resultado de um acidente domiciliar ocorrido em outubro. A operação, realizada no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, durou cerca de duas horas e não resultou em lesões cerebrais, com as funções neurológicas preservadas. Após a cirurgia, Lula está consciente e se alimentando normalmente, permanecendo em observação na UTI por 48 horas. Se sua recuperação prosseguir bem, ele deve retornar a Brasília na próxima semana.

Segundo os médicos, a cirurgia durou aproximadamente duas horas e Lula não tem nenhuma lesão cerebral, com as funções neurológicas preservadas. O hematoma que foi drenado não causará sequelas e era decorrente de uma lesão entre o cérebro e o crânio causada pelo acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.

O presidente ficará em observação na UTI pelas próximas 48 horas. Se tudo ocorrer bem, ele deve retornar a Brasília no começo da próxima semana, afirmou o médico cardiologista Roberto Kalil.

Dores de cabeça

O presidente esteve na noite de segunda-feira (9/12), no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar de outubro.

Lula foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.

O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Nos siga no Google Notícias