Projeto pode criar programa municipal para crianças com microcefalia
O projeto do vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, pretende criar um programa municipal de assistência às crianças com microcefalia, em Campo Grande. Estas ações poderão ser implantadas nas unidades de saúde da Capital, com uma série de atividades e procedimentos previstos.
O programa prevê o acompanhamento de fonoaudiólogo, fisioterapia, realização de atividades de terapia ocupacional, psicólogos aos pais da criança, interação entre as famílias na mesma situação, e se for necessário o fornecimento de remédios e realização de cirurgias. Também deve orientar os pais sobre os cuidados e particularidades das crianças.
O vereador justifica que estas ações previstas no programa, fazem parte do tratamento da microcefalia. De acordo com a matéria, esta iniciativa ajudaria as crianças a estimular a fala, melhorar o desenvolvimento motor, aumentar a autonomia, assim como ajudar os pais.
O aumento de casos de microcefalia, provocados pelo zika vírus, fez com que o poder público tivesse um cuidado e atenção maior não só na prestação de atendimento às crianças, como aos pais, para a devida orientação e apoio. O projeto está em tramitação na Câmara Municipal, para depois ser avaliado pelos vereadores em plenário.