Projeto prevê acompanhamento a pacientes com sequelas após covid
Intenção é que haja grupo multiprofissional para atender estes pacientes na rede pública
Projeto apresentado na Assembleia prevê acompanhamento clínico aos pacientes recuperados da covid-19, com grupo multiprofissional para aqueles que apresentaram sequelas após se curar da doença e necessitam de mais cuidados.
Esta equipe deve dispor de profissionais da área médica, enfermeiro de reabilitação, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. Caberá ao governo estadual fazer a estruturação do serviço, por meio de seus órgãos de saúde.
“O processo de recuperação do paciente pós Covid-19 vai além dos testes negativos sobre a presença do vírus no organismo. Cada vez mais são observadas e estudadas sequelas na alta pós-internação, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade”, descreveu o autor do projeto, o deputado Antônio Vaz (Republicanos).
A proposta ainda diz que todos os hospitais públicos de enfrentamento a covid-19 devem disponibilizar atendimento especializado, com medicamentos para os efeitos decorridos de quem teve a infecção do coronavírus.
“O acompanhamento dos profissionais, tanto de forma preventiva, como durante e após o ciclo da doença, é necessário para garantir mais qualidade de vida aos pacientes”, descreveu. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados.