Promessas de investimentos animam prefeitos em Brasília
O clima entre os prefeitos no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que contou com a participação da presidente Dilma Roussef (PT) nesta segunda-feira (28), é de otimismo.
Conforme o prefeito de Anastácio e recém eleito presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo, que está presente no evento em Brasília, o otimismo dos prefeitos veio após as falas de Dilma no evento.
Ela afirmou que fará investimentos de R$ 66,8 em diferentes áreas. Destes novos recursos, R$ 35,5 bilhões são para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana selecionadas no final de 2012. Os municípios selecionados serão divulgados a partir de fevereiro.
Douglas contou que a presidente falou muito sobre educação e saúde, prometendo diversos investimentos no ensino de base, como em creches. Investimentos estruturais, como no transporte dos alunos, também foram conversados.
Já no caso da saúde, Dilma falou sobre a ampliação de investimentos para criação de postos de saúde em todo o país, além de compras de equipamentos e demais recursos técnicos. “Foi um discurso humanista. Ela se mostrou preocupada com educação, saúde e desenvolvimento social, que nos deixou alegre”, afirmou Douglas Figueiredo.
Socorro financeiro – Com recursos escassos após a diminuição dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), os prefeitos também conversaram sobre a destinação de verbas para não deixar as cidades com as finanças no vermelho.
Figueiredo explicou que Dilma prometeu destinar o socorro financeiro para os municípios, sem tratar de valores e datas. Além disso, ela falou um pouco sobre a questão dos royalties do petróleo, mostrando-se a favor de o valor repassado aos municípios ser investido em educação
Outro ponto comentado por Dilma foi que, se houver investimentos nos municípios, haverá maior volume de dinheiro movimentado e consequente maior arrecadação de impostos. Quanto a destinação de verba para projetos, Dilma declarou que os projetos devem ser bem elaborados, e que sem este planejamento e trabalho, não há como reivindicar.
Segundo Douglas Figueiredo, a presidente afirmou que pretende que cada município tenha uma moto-niveladora e retro-escavadeira, e maior capacidade para fazer financiamentos, além de seguir com o padrão de investimentos em habitação, mobilidade urbana, pavimentação e drenagem.
Eliminação da pobreza – A presidente Dilma Roussef também quer os municípios como parceiros na eliminação da pobreza no país, através do sistema de “Busca Ativa”, que será melhor discutido nesta terça-feira (28) entre os prefeitos e o Conselho Nacional de Assistência Social.
O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas acontece na capital Brasília (DF) até a próxima quarta-feira (30).
(Atualizada para acréscimo de informações às 21h57)