PT confirma Alex como candidato a prefeito de Campo Grande
Em encontro municipal de integrante do partido, lideranças bateram o martelo; convenção no dia 5 oficializa candidatura
Para não fazer diferente do que é costume histórico, o Partido dos Trabalhadores confirmou durante encontro municipal de lideranças e filiados que lançará candidato próprio para concorrer à Prefeitura de Campo Grande. O vereador Marcos Alex – que foi líder do governo na primeira fase da gestão de Alcides Bernal (PP), mas migrou para a oposição por decisão da legenda depois da volta do prefeito cassado em agosto do ano passado – vai disputar o cargo.
Pela primeira vez, depois de décadas entrando no pleito com candidatura própria, o PT cogitou não lançar concorrente e formar chapa com o PDT (Partido Democrático Trabalhista). O deputado federal Dagoberto Nogueira encabeçaria a chapa. Contudo, diante do consenso entre os dirigentes e correligionários de que seria melhor para o Partido dos Trabalhadores ter candidatura própria, o PDT fechou coligação com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que confirmou a vice-governadora Rose Modesto como candidata em convenção partidária na manhã deste sábado (30).
Maria Rosana, a presidente municipal do PT, disse que outros nomes foram estudados, mas as lideranças optaram por lançar Alex pelo fato dele ser um parlamentar experiente e muito atuante no partido. “Ele tem uma militância longa, passou por quase todos os cargos dentro do partido e queremos uma gestão voltada para os trabalhadores, com a participação dos movimentos sociais”.
O deputado estadual Amarildo Cruz também declarou apoio à candidatura do vereador à chefia do Executivo municipal. “Eu defendia uma frente de esquerda maior [coligação com vários outros partidos], mas as negociações não avançaram e o Alex buscou muito isso. Temos de dar esse voto de confiança para ele”.
O vereador da Capital disse estar feliz com a confirmação e que se eleito, vai basear a sua administração no diálogo. “Quero e vou ter uma boa relação com a Câmara Municipal, quero os vereadores participando diretamente da administração. Assim não terei problema com partidos, com oposição”, declarou.
“Quero ter uma boa conversa com o governo estadual, vamos buscar parcerias. Sempre fui um homem de diálogo, vou saber conversar com diferentes seguimentos”, completou.
Apoio ‘de peso’ – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem gravada para a militância, pedindo apoio dos correligionários para Alex. “A militância tem enfrentar essa situação que o PT está passando de cabeça erguida”.
Frente de esquerda – O PT buscar coligação com o Psol (Partido Socialismo e Liberdade) e com o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) para montar a “frente de esquerda”.
Além disso, segundo Maria Rosana, serão lançados 29 candidatos a vereador e a meta é eleger de três a quatro candidatos para o Legislativo municipal.