Recordista em mandatos e decano de 82 anos não desistem de mais uma legislatura
Fundador da Assembleia Legislativa, Londres Machado (PP) e o amigo Zé Teixeira (PSDB) continuam no poder
Nos próximos quatro anos, o Palácio Guaicurus ainda continuará sendo local de trabalho de dois velhos conhecidos dos corredores e plenários do Poder Legislativo estadual.
Nesta nova legislatura, o recordista em mandatos Londres Machado (PP), 80 anos, continuará atuando como parlamentar ao lado do amigo de longa data e também decano da Casa de Leis, Zé Teixeira (PSDB), 82 anos.
Londres, também conhecido como China, fez questão de falar da experiência dele durante a sessão de posse, nesta quarta-feira (1º). "Fui presidente 14 vezes e tenho 13 mandatos. Quero cumprimentar o Zé pela reformulação da casa", acrescentou.
Os primeiros mandatos de Londres como deputado estadual foram conquistados nas eleições de 1970 e 1974, ainda pelo antigo estado de Mato Grosso. Com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, ele foi eleito deputado estadual para o quadriênio 1979-1983 e assumiu a presidência da Assembleia Estadual Constituinte, de onde se afastou por duas vezes: em 13 de junho de 1979 e em 28 de outubro de 1980, para ser o governador interino de Mato Grosso do Sul.
Londres é reconhecido por ser recordista brasileiro em mandatos consecutivos, sendo 11 seguidos. Além de ter sido presidente da Casa de Leis, ele exerceu outros cargos na Mesa Diretora ao longo dos mais de 40 anos na vida pública. O parlamentar é da região da Grande Dourados, mais precisamente do município de Fátima do Sul, e participa do Legislativo Estadual desde a Assembleia Constituinte. Chega ao 13º mandato, após se eleger com 25.691 votos.
O agropecuarista Zé Teixeira também começou a carreira na região da Grande Dourados, atuando com presidente do Diretório Municipal do PFL (Partido da Frente Liberal). Em 1994, foi eleito deputado estadual com 13.303 votos. No Legislativo tem um trabalho intensificado como representante da classe produtora rural.
Em 2014 chegou ao sexto mandato e em 2018 ao sétimo. Estava desde o primeiro mandato em um único partido, mas após a fusão do DEM com o Partido Social Liberal - PSL para formar o União Brasil, filiou-se no Partido da Social Democracia Brasileira - o PSDB, no ano passado. Na legislatura passada atuou como primeiro-secretário da Casa de Leis, responsável pela reforma da Assembleia finalizada no fim de 2022. Agora inicia o oitavo mandato conquistado com 39.329 votos recebidos e vai atuar como segundo vice-presidente na Mesa Diretora.