Reinaldo entrega 127 viaturas e destaca fortalecimento da segurança pública
Investimento apresentado hoje fica na casa dos R$ 28 milhões; governador prometeu mais viaturas em 2021
Em evento realizado nesta tarde de segunda-feira (22) em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou 127 novas viaturas que vão reforçar a segurança pública de Mato Grosso do Sul, atendendo a Capital e principalmente os municípios da fronteira com o Paraguai, onde existe intenso combate ao crime.
Adquiridas com recursos federais e contra partida do Governo do Estado, 84 veículos serão destinados para o interior e os demais ficarão em Campo Grande. São 82 viaturas para atender a Polícia Civil em geral e 20 para a PM (Polícia Militar).
Especificamente, o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros ficará com quatro veículos, enquanto a Polícia Militar Rodoviária terá cinco e o BPChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque) contará com mais 10 viaturas. Cinco unidades de resgate também foram para os Bombeiros.
"A gente fortalece ainda mais as estruturas de segurança publica nos 79 municípios. Hoje são 127, mas o previsto para o ano de 2021 são 590 novas viaturas que vão para fronteira com proteção balística, que dão segurança aqueles que desempenham suas funções", revela o governador em seu discurso.
Reinaldo ainda contra que a aquisição é fruto de uma economia da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), de recursos do Fundo Estadual de Segurança, e de emendas da bancada federal. O investimento entregue hoje soma R$ 28 milhões.
Além disso, também foram usados recursos obtidos na Operação Hórus, realizada sistematicamente pelas forças de segurança local e federal. As 10 viaturas que foram para o BPChoque são oriundas de recurso do deputado federal Loester Carlos, o Trutis (PSL), que eram voltadas para a saúde, mas foram revertidas para a segurança.
"Essas viaturas possuem proteção balística e por isso a destinação delas ocorrerá principalmente para os municípios da fronteira, onde a Operação Hórus tem desenvolvido seus trabalhos", conta o chefe da Sejusp, Antônio Carlos Videira.
Ele ainda completa que as viaturas entregues hoje tem tração dianteira e traseira, motor turbo, usando diesel e são automáticas. "Tudo isso proporciona segurança para o policial, além do conforto, e permite também atender os locais mais remotos de Mato Grosso do Sul, dado a sua rusticidade", frisa.