Riedel assina primeiro contrato de gestão com Secretaria Estadual de Governo
Documentos serão publicados para população assim que todas as 11 pastas pactuarem as metas do 1º ano de gestão
O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou, na manhã desta quinta-feira (27), o primeiro contrato de gestão do ano um da sua administração. O ato ocorreu na sala de reuniões da Governadoria e contou com o secretário de Estado de Governo, Pedro Arlei Caravina, e demais secretários executivos vinculados à pasta que ficará responsável por acompanhar os trabalhos das demais.
A previsão é que no próximo mês todas as demais secretarias do Estado realizem o rito de assumir as responsabilidades e metas da administração até o final deste ano. Todos os documentos ficarão disponíveis para a população assim que as 11 assinaturas forem colhidas.
Vale ressaltar que Riedel afirmou, durante o evento de novo ciclo de gestão à frente do governo, realizado na última segunda-feira (24), que todos os titulares das pastas devem prestar contas já na primeira quinzena de maio de compromissos previamente estabelecidos. As demais reuniões no ano ocorrerão de forma bimestral.
Entenda - O governador, Eduardo Riedel, reuniu a equipe de secretários nesta segunda-feira (24) para apresentar à sociedade metas de longo e curto prazo de sua gestão em diversas esferas, como economia, logística, cidadania, educação, segurança, entre outros.
Os titulares de todas as pastas assinarão contratos de gestão com metas de desenvolvimento obedecendo os seguintes pilares de desenvolvimento: inclusão, prosperidade, verde e digital. Essas prioridades já estavam definidas no plano de governo de Riedel, durante a campanha eleitoral.
Além disso, todos os planos de trabalho serão pautados em atender os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. A meta é de que até 2030 sejam atendidos todos os requisitos.
As 17 metas impostas pela ONU são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, indústria inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produções sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.
Após a assinatura dos contratos de gestão, os titulares terão que inserir os planos de trabalhos em um software do governo, que irá coordenar o andamento dos processos. A cada dois meses, os secretários terão um encontro com o governador para detalhar sobre o andamento das propostas e as dificuldades enfrentadas para o cumprimento das metas. Nos próximos três anos, o rito será o mesmo.