ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Política

Riedel se reúne com senadora para discutir conflitos de terra

Tereza Cristina se encontrou com o governador e secretários, além do presidente da Famasul

Renata Volpe | 24/02/2023 07:43
Reunião com governador, senadora e secretários ocorreu na Governadoria. (Foto: Instagram)
Reunião com governador, senadora e secretários ocorreu na Governadoria. (Foto: Instagram)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu no fim da tarde desta quinta-feira (23) com a senadora de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), com o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e com os secretários de Governo, Pedro Caravina, e Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira. O encontro ocorreu na Governadoria.

Na pauta, a discussão foi sobre os conflitos de terra que acontecem em alguns pontos de Mato Grosso do Sul. Riedel disse que seu papel é ouvir todos os lados. “E assim, procurar a resolução dos problemas sem conflitos, garantindo que a lei seja cumprida”.

Os conflitos de terra no Estado ocorrem desde o fim de semana de Carnaval. Em Japorã, distante 467 km de Campo Grande, uma propriedade rural foi ocupada por trabalhadores da FNL (Frente Nacional de Luta). No dia seguinte, mesmo sem ordem judicial, os invasores foram expulsos por fazendeiros da região e os barracos queimados. Não há registro de feridos.

Ao mesmo tempo, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) anuncia a arregimentação de famílias para retomar a luta pela terra. A ideia é reunir pelo menos 400 famílias em dois acampamentos que serão montados no município de Ponta Porã e na região de Rochedo e Corguinho.

Assim, quase 50 dias depois da posse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as ocupações voltam a acontecer no Estado.

O deputado estadual Zeca do PT afirmou ao Campo Grande News que se é legítima a ocupação, mas invadir por invadir não é o correto. “Se tem ocupação é porque tem demanda. O Governo Federal não tem condições de comprar terras agora, mas com ajuda, e Riedel mostra disposição em ajudar, logo serão compradas terras para os assentados”.



Nos siga no Google Notícias