Semana de conscientização sobre uso de telas para bebês e crianças vira lei
O objetivo é alertar sobre os prejuízos causados pelo uso exagerado dos aparelhos eletrônicos
Publicada no Diário Oficial desta segunda-feira a sansão da lei de autoria do deputado estadual João César Mattogrosso (PSDB) que cria a “Semana de Conscientização e Prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças”.
Segundo o texto, a semana de conscientização deverá ser realizada, anualmente, em data que compreende o dia 7 de maio e deverá ser incluída no anexo do Calendário de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.
A justificativa do deputado para a criação do projeto de lei é a preocupação dos profissionais de saúde com o uso de telas por bebês e crianças e os problemas de saúde que a utilização desses aparelhos podem causar.
“De acordo com estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), tem ocorrido um desproporcional crescimento de diagnósticos de miopia em pessoas de zero a 19 anos. Consideramos necessária uma campanha de conscientização, porque os bebês e crianças ainda estão com a visão em formação e, sem dúvida, a exposição a telas compromete sobremaneira o desenvolvimento saudável”, explica João César.
O objetivo da semana de conscientização é alertar pais e responsáveis a dar maior visibilidade acerca dos prejuízos causados pelo uso exagerado desses aparelhos eletrônicos, além de incentivar atividades em ambiente externo. Já sancionada, a nova lei permitirá reuniões, palestras e campanhas sobre o tema, especialmente no ambiente escolar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.