Sobe para 130 número de vagas para concursados na Câmara Municipal
Novas vagas são para assistente social, tradutor de Libras e assistente administrativo
A Câmara Municipal publicou hoje (6), lei que altera número de vagas e cria um cargo. A alteração é pequena, fazendo com que passe de 115 para 130 o número de vagas para admissão por concurso público. Não entram nesse rol as centenas de assessores dos 29 vereadores, que são de cargos comissionados.
Foi criado o cargo de assistente social, com uma vaga para candidatos que tenham curso superior bacharelado em Serviço Social e registro no Cress-MS (Conselho Regional de Serviço Social).
O cargo de tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que tinha apenas uma vaga, agora tem mais duas, totalizando três. Os candidatos devem ter curso superior e certificado de tradutor e intérprete de Libras.
Na carreira de Atividade de Apoio Administrativo, o cargo de assistente administrativo passa de 20 para 32 vagas. Para concorrer a vaga quando o concurso for aberto, os candidatos terão que ter curso de ensino médio.
Portanto, o próximo concurso deve ter, pelo menos, duas vagas de tradutor de Libras, uma de assistente social e 12 para assistente administrativo. É possível que haja mais vagas para recompor o quadro já existente.
O próximo concurso deve sair até dezembro, conforme informado pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSDB), em junho deste ano.
Segundo o parlamentar, as alterações atendem a recomendações do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).
O único concurso que a câmara fez até hoje, teve 70 vagas e os aprovados foram chamados aos poucos. Os últimos convocados assumiram em 2019, um ano após as provas.
Total - Ao todo, a Casa de Leis tem cinco tipos de carreira. Existe a carreira de Atividade Técnico-Jurídica, com oito vagas para o cargo de procurador municipal. A carreira Atividade Técnico Legislativa tem 27 vagas para técnico legislativo, duas para redator, três para tradutor de Libras e três para assistente legislativo.
A carreira de Atividade Técnico Administrativa tem 31 vagas para técnico administrativo, uma para jornalista, uma para publicitário, duas para analista de sistemas, duas para contador, duas para assistente técnico administrativo e uma para assistente social.
Na carreira de Atividade de Controle Interno, tem-se apenas duas vagas para analista de controle interno. A Atividade de Apoio Administrativo é uma carreira com 32 vagas para assistente administrativo, cinco para técnico em informática, uma para técnico em segurança do trabalho e sete para auxiliar operacional.