ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Sobe para 130 número de vagas para concursados na Câmara Municipal

Novas vagas são para assistente social, tradutor de Libras e assistente administrativo

Caroline Maldonado | 06/10/2021 11:00
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

A Câmara Municipal publicou hoje (6), lei que altera número de vagas e cria um cargo. A alteração é pequena, fazendo com que passe de 115 para 130 o número de vagas para admissão por concurso público. Não entram nesse rol as centenas de assessores dos 29 vereadores, que são de cargos comissionados.

Foi criado o cargo de assistente social, com uma vaga para candidatos que tenham curso superior bacharelado em Serviço Social e registro no Cress-MS (Conselho Regional de Serviço Social).

O cargo de tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que tinha apenas uma vaga, agora tem mais duas, totalizando três. Os candidatos devem ter curso superior e certificado de tradutor e intérprete de Libras.

Na carreira de Atividade de Apoio Administrativo, o cargo de assistente administrativo passa de 20 para 32 vagas. Para concorrer a vaga quando o concurso for aberto, os candidatos terão que ter curso de ensino médio.

Portanto, o próximo concurso deve ter, pelo menos, duas vagas de tradutor de Libras, uma de assistente social e 12 para assistente administrativo. É possível que haja mais vagas para recompor o quadro já existente.

O próximo concurso deve sair até dezembro, conforme informado pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSDB), em junho deste ano.

Segundo o parlamentar, as alterações atendem a recomendações do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).

O único concurso que a câmara fez até hoje, teve 70 vagas e os aprovados foram chamados aos poucos. Os últimos convocados assumiram em 2019, um ano após as provas.

Total - Ao todo, a Casa de Leis tem cinco tipos de carreira. Existe a carreira de Atividade Técnico-Jurídica, com oito vagas para o cargo de procurador municipal. A carreira Atividade Técnico Legislativa tem 27 vagas para técnico legislativo, duas para redator, três para tradutor de Libras e três para assistente legislativo.

A carreira de Atividade Técnico Administrativa tem 31 vagas para técnico administrativo, uma para jornalista, uma para publicitário, duas para analista de sistemas, duas para contador, duas para assistente técnico administrativo e uma para assistente social.

Na carreira de Atividade de Controle Interno, tem-se apenas duas vagas para analista de controle interno. A Atividade de Apoio Administrativo é uma carreira com 32 vagas para assistente administrativo, cinco para técnico em informática, uma para técnico em segurança do trabalho e sete para auxiliar operacional.

Nos siga no Google Notícias